Custo de viagem na logística: como reduzir e monitorar


Um dos principais desafios dos gestores de logística é a redução do custo de viagem. Os altos gastos nessa área podem derrubar a competitividade de uma empresa, que se vê obrigada a repassar o valor ao preço para o consumidor final.

Neste artigo, vamos mostrar como monitorar gastos com a logística e também algumas formas para reduzi-los.

Logística: uma operação de alto custo

Como o Brasil é um país de dimensões continentais e o transporte de cargas ocorre principalmente por meio de rodovias, o custo de viagem é altíssimo. Em certos setores, como o alimentício, ele é responsável por triplicar o valor final dos produtos ao consumidor. Isso impacta diretamente na competitividade de uma empresa, podendo colocá-la em desvantagem frente aos seus concorrentes.

Tendo isso em mente, fica mais simples perceber a importância de um controle logístico eficiente com o objetivo de monitorar e reduzir os custos existentes na operação de transporte.

Custo de viagem: o que está implícito

Existem vários gastos que contribuem para os altos custos das operações logísticas das empresas. Entre eles, estão os seguintes:

Custo do combustível

O preço dos combustíveis sempre esteve entre os fatores que mais oneram o custo de viagem. Mas, nos últimos tempos, os aumentos consecutivos nas bombas de gasolina têm demandado um planejamento mais eficiente por parte do gestor.

Rotas ineficientes

Um bom planejamento de rotas evita que seus veículos rodem desnecessariamente, o que gera uma série de custos que poderiam ser evitados, desde um maior consumo de combustível até o gasto excessivo com manutenção.

Fatores legislativos

Lei 13.103/2015 estabeleceu uma jornada de trabalho de até oito horas diárias para os motoristas, com a possibilidade de duas horas extras. Esse limite legal deve ser considerado para calcular o prazo das entregas e o custo da logística.

Falhas na gestão

Falhas na gestão da logística constituem um fator que pode elevar os custos de viagem. A falta de um planejamento efetivo pode levar a prejuízos que vão aumentar os custos de toda a operação.

Redução de custos: boas práticas

O monitoramento de indicadores de desempenho — tais como custos da logística e aproveitamento da capacidade do veículo — é fator decisivo para que sua empresa consiga reduzir o custo de viagem.

Além disso, algumas medidas podem ser tomadas para que se reduzam gastos desnecessários. Dentre elas, destacamos:

  • investimento em tecnologia: utilizar softwares de gestão para controle logístico facilita o monitoramento de toda a operação;

  • terceirização da operação: contratar uma empresa especializada em logística pode ajudar a reduzir os custos;

  • otimização de rotas: estabelecer rotas com base em estudos e metodologias que levem em conta aspectos como a jornada de trabalho dos motoristas e a geografia da região de entrega, por exemplo, pode reduzir custos e prazos;

  • estabelecimento de metas: objetivos e metas bem definidos colaboram para engajar toda a equipe na diminuição de custos.

A elevação do custo de viagem gera um impacto considerável no preço de seus produtos, fazendo com que sua empresa perca competitividade no mercado. Por essa razão, é importante sempre monitorar os gastos com logística e planejar a sua redução.

Este conteúdo foi útil? Então aproveite para melhorar ainda mais a logística da sua empresa, aprendendo como evitar os 6 maiores erros cometidos no transporte de cargas.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.