Aprenda a organizar seu centro de distribuição em 5 dicas


O centro de distribuição é uma peça-chave nas operações logísticas de qualquer empresa e a sua desorganização pode trazer uma série de inconvenientes, como atrasos, perdas de mercadorias e diversos outros problemas que geram prejuízos.

Portanto, é necessário buscar formas de organizar de forma eficiente os centros de distribuição da empresa para minimizar qualquer problema que possa intervir nas suas operações. Neste artigo, vamos mostrar 5 dicas práticas para otimizar um CD. 

1. Endereçamento

Por meio dessa técnica, fica muito mais fácil encontrar qualquer item dentro de um centro de distribuição. Ela consiste na criação de endereços internos ao CD, lançando mão da criação de códigos pelos quais se pode encontrar a localização de determinado item dentro do armazém.

É uma analogia ao que acontece com o endereçamento de residências, no qual utiliza-se o nome da rua, número do edifício e número do apartamento, inclusive com a colocação de placas de identificação. Isso facilita a compreensão de todos os funcionários, evitando erros.

2. Layout

Um dos mais relevantes pontos a serem observados na hora da montagem de um centro de distribuição, ou quando se toma a decisão de se reorganizar um CD já existente, é o layout a ser adotado.

A maneira como todas as mercadorias serão dispostas é de suma importância para a organização do centro de distribuição e otimização do trabalho dos colaboradores. Para isso, pode-se pensar no supply chain na hora de montar o layout da melhor maneira possível, mantendo os elementos mais utilizados em locais mais acessíveis.

3. Metodologia de operações

Outra dica essencial para melhorar o desempenho dos centros de distribuição é a utilização de metodologias para aumentar o controle sobre o fluxo de atividades realizadas dentro do CD.

Entre as utilizadas, podemos citar a metodologia Kaizen de melhoria contínua — desenvolvida no Japão pelo Instituto Kaizen —, que é baseada na ideia geral de aumentar a frequência com que é realizada a reposição de materiais, utilizando-se da menor quantidade de recursos possíveis e eliminando todo tipo de desperdício.

Sobretudo, o foco é encontrar maneiras de sempre melhorar os processos da empresa. Vale ressaltar que, nessa metodologia, o trabalho coletivo é priorizado em detrimento do individual, envolvendo todos os colaboradores no processo de melhoria constante.

4. Local

Para um centro de distribuição já estabelecido, pode não ser vantajoso realizar uma troca de local. No entanto, se o CD ainda não foi implantado (está em planejamento), é necessário demandar atenção especial à localização para não prejudicar suas rotas.

Muitas empresas optam por realizar a construção de seus centros de distribuição em locais afastados, para evitar o custo de aquisição de terrenos em melhores localidades. Porém, essa tática pode ser prejudicial ao negócio com uma logística mais complicada de distribuição dos produtos, criando uma série de gastos adicionais no futuro.

5. Sistema logístico

A adoção de sistemas de tecnologia da informação para auxiliar no planejamento estratégico de logística e distribuição de materiais dentro e fora do CD pode entregar uma série de vantagens para a empresa. Existe hoje no mercado uma série de soluções que visam a melhorar a organização e logística do estoque de uma empresa, facilitando assim a organização do CD.

O centro de distribuição é uma unidade essencial na cadeia produtiva de qualquer negócio. Logo, é preciso atentar para a sua organização, a fim de evitar gastos desnecessários e a perda de eficiência.

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andrezza.vieira
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