Conheça as 6 melhores práticas de controle de frota


Melhorar a gestão dos veículos nas empresas é um dos principais objetivos da grande maioria dos gestores, principalmente pela necessidade de otimizar os gastos e alcançar resultados mais satisfatórios — tanto operacionais quanto financeiros. Para isso, vale a pena aplicar melhores práticas de controle de frota, que vão desde a criação de rotas mais eficientes, até a capacitação das equipes.

Quais saber quais práticas são essas? Acompanhe a seguir:

6 melhores práticas de controle de frota

1. Planejamento de rotas

planejamento de rotas é a atividade responsável por definir os melhores percursos para os veículos — considerando diversas variáveis como consumo de combustível, prazo de entrega, pontos de distribuição, entre outras.

Muito mais do que uma tomada de decisão, a roteirização pode ajudar a aprimorar o serviço de transporte, ao mesmo tempo em que são eliminados gastos desnecessários.

2. Rastreamento dos veículos

Investir em tecnologias de monitoramento e rastreamento — como geolocalização, câmeras embarcadas nos veículos e telemetria — também é uma das melhores práticas de controle de frota.

Essas ferramentas ajudam a acompanhar o status das entregas, monitorar o cumprimento da rota, manter os clientes mais informados sobre seus pedidos e também funcionam como um meio de tomar decisões mais acertadas — as informações levantadas com esse controle podem ajudar a diminuir os gastos, melhorar os percursos e reduzir os prazos de entrega, por exemplo.

3. Gestão por indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são ferramentas de gestão que permitem avaliar os resultados dos processos e se os esforços empregados em cada um deles são suficientes para alcançar as metas.

A utilização dessas ferramentas ajuda a aumentar o controle da frota, mostrando para os gestores quais são as principais deficiências do setor e o que precisa ser feito para corrigi-las. Entre os principais indicadores da área, podemos citar:

  • consumo de combustível;
  • custo das manutenções;
  • ociosidade dos veículos;
  • custo de ociosidade;
  • controle de multas.

 

Assim, o gestor consegue informações relevantes sobre a operação e consegue transformá-las em conhecimento — garantindo uma gestão mais eficaz.

4. Planejamento de manutenções

O planejamento de manutenções também é um ponto fundamental para melhorar o controle de uma frota.

Quando se investe mais em manutenções preventivas e preditivas, aumenta-se a segurança dos veículos e motoristas, diminui-se o risco de “quebras” e acidentes no trânsito, além de reduzir os custos com a manutenção corretiva — sem contar a diminuição do tempo que o veículo fica parado aguardando o conserto.

Atualmente já existem soluções voltadas para essa atividade que ajudam a prever qual é o melhor momento de solicitar o serviço e de trocar peças e componentes, por exemplo.

5. Gestão da documentação

Garantir uma boa gestão da documentação também é uma das melhores práticas de controle de frota. Quando o acompanhamento é eficaz, os pagamentos são realizados em dia (seguros, multas, tributos, entre outros), além da possibilidade de identificar oportunidades de redução — como saber quem são os motoristas reincidentes e realizar pagamentos antecipados.

6. Capacitação profissional

Preocupar-se com os processos é um ponto fundamental para garantir uma boa gestão e alcançar os resultados esperados. Entretanto, é sempre importante lembrar que, por trás das atividades, existem profissionais que são responsáveis pela maior parte do sucesso das tarefas.

Sendo assim, o investimento em treinamento e desenvolvimento também faz parte das melhores práticas do controle de frota. Portanto, vale a pena dar atenção a alguns pontos, como:

  • Diálogo Diário de Segurança (DDS);
  • orientar os motoristas com relação a uma direção segura;
  • cuidados com o veículo — como calibragem dos pneus e o comportamento esperado no trânsito.

Como podemos ver, as melhores práticas de controle da frota ajudam o gestor a aprimorar o trabalho, ao mesmo tempo em que contribuem para que a empresa alcance resultados cada vez mais satisfatórios.

Gostou do artigo? Você já conhece as vantagens da logística integrada? Então aproveite e confira agora mesmo.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.