4 motivos para adotar um sistema de informação geográfica


O que seria de nós sem a tecnologia? Ela já está presente em todos os aspectos da vida contemporânea, inclusive facilitando e garantindo segurança a uma série de rotinas profissionais, como a logística, por exemplo. Nessa área, os sistemas de informação geográfica — ou SIGs — otimizam tempo e serviço, já que fornecem a precisão de determinados dados que possibilitam análises de espaço e gestão.

Por isso, cada vez mais empresas estão adotando os SIGs. Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga a leitura do post!

O que é um sistema de informação geográfica?

Um sistema de informação geográfica, ou SIG, é um software utilizado para informações espaciais. Sabe quando uma pessoa faz um check-in em determinado local e compartilha nas redes sociais? Pois é, lá está o SIG. Quando você utiliza o aplicativo do smartphone para escapar do trânsito e não perder aquela reunião, é o SIG que está lá trabalhando para isso.

Enfim, um sistema de informação geográfica coleta, trata, manipula e apresenta dados espaciais. Ele consegue fazer isso porque cada localização geográfica do planeta leva consigo endereço e coordenadas, ou seja, uma georreferência.

Há algum tempo, o mundo corporativo passou a utilizar o SIG nas mais diversas áreas: marketing, estudos ambientais e urbanos, energia, água e esgoto, saúde, entre outras. Mas, sem dúvida, a logística é uma área que se beneficiou muito desses sistemas.

Por que adotar um sistema de informação geográfica?

Um sistema de informação geográfica, além de otimizar tempo e serviço, com já vimos, ajuda os gestores a tomarem decisões estratégicas para o negócio e podem fazer com que sua empresa se destaque da concorrência. Imagine poder oferecer ao cliente um frete com valor mais baixo ou a mercadoria na mão do consumidor em menos tempo?

Um SIG pode ser a solução dos seus problemas! Confira alguns motivos para adotar, agora mesmo, um sistema de informação geográfica na sua empresa.

1. Redução e previsibilidade de custos

Por meio de um SIG, o gestor tem acesso a informações fundamentais para decidir sobre a melhor rota, levando em consideração localização, distância percorrida, trânsito, consumo de combustível, tempos de parada etc.

Esses dados permitem que a empresa opte por caminhos que consumam menos combustível ou pneu, por exemplo. Isso contribuirá para uma redução significativa nos gastos da empresa e, por consequência, no valor do transporte.

2. Segurança

O gestor ainda poderá fazer um acompanhamento de maneira mais eficaz da equipe externa. Com o uso do SIG, é possível monitorar o comportamento dos motoristas em tempo real, identificando desperdício de combustível ou infrações.

Ao detectar esses pontos, o gestor poderá optar, por exemplo, por implantar processos educativos junto aos colaboradores, como treinamentos. Já quando boas práticas forem observadas, a empresa poderá até mesmo oferecer bonificações.

Com essas estratégias, você passará a ter vantagens competitivas importantes no mercado!

3. Roteirização inteligente

A logística faz parte de todo um sistema de valor da empresa. Quem precisa entregar um produto ou serviço para um cliente busca agilidade, já que tempo é dinheiro.

O SIG possibilita que a empresa seja mais produtiva, porque, por meio da análise de uma série de dados, pode prever problemas que inevitavelmente surgem nos complexos sistemas de logística, identificando situações que podem causar atrasos na entrega.

4. Controle dos níveis de estoque

Quem trabalha com logística sabe que controlar a movimentação do estoque, evitando falta ou excesso, é fundamental. Com o uso de um SIG é possível conseguir um controle mais rigoroso desse processo, com detalhes sobre a localização, chegada ou saída de um produto.

Em tempos de crise, o ideal é manter o estoque o mais enxuto possível!

Enfim, em uma época em que a logística vem ganhando cada vez mais importância, um sistema de informação geográfica é fundamental para encurtar o tempo de entrega do produto ou serviço e reduzir custos — grandes diferenciais competitivos. 

andrezza.vieira
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