Geomarketing: conheça os usos e vantagens


Imagine informar aos seus consumidores onde encontrar seus produtos, e mais – imagine conseguir avisar as pessoas no entorno de um estabelecimento que lá elas conseguem encontrar descontos ou uma promoção incrível. Esse é o Geomarketing, uma junção muito eficaz da geografia com o marketing e, sem sombra de dúvidas, uma ferramenta muito eficiente para os negócios de uma empresa.

No artigo de hoje, vamos entender um pouco mais sobre essa novidade, os seus usos e vantagens para o comércio.

Geomarketing

Com a utilização de dispositivos móveis, se tornou muito simples saber onde uma pessoa se encontra — basta lembrar-se do aplicativo Waze para smartphone: ele utiliza a geolocalização dos motoristas para saber se há congestionamento em determinada parte do trânsito. Agora, pense em como essa tecnologia pode ser utilizada por empresas de forma a direcionar um marketing mais eficiente para os seus clientes.

Podemos pegar como exemplo uma empresa de seguros: sabendo a localização da residência e do trabalho do cliente, ela pode aplicar um plano mais eficiente. Ou então um supermercado que promove anúncios apenas para pessoas que se encontram próximas ao estabelecimento.

Vantagens

Quando se trata de assertividade com que a mensagem chega até o público desejado, ou como pode ser feito o levantamento populacional de determinada área geográfica, é uma tecnologia incrível. Pense em uma empresa bancária que pode ver a necessidade da abertura de uma agência ou ponto de atendimento ao perceber que determinado bairro possui grande número de clientes. Ou se serviços especiais podem ser direcionados para esses clientes.

É incrível a quantidade de informações que se consegue levantar – e o melhor, tudo pode ser feito de forma rápida, sem a necessidade de longas pesquisas e análise de relatórios.

Exemplos de uso:

Análise de Cenários

Com o Geomarketing, é possível fazer sérias pesquisas de marcado, já que você pode montar todo um cenário de maneira visual, localizando clientes em potencial e até mesmo concorrentes. O seu público pode estar mudando, crescendo agora em outra localidade, e o melhor é conseguir fazer esse acompanhamento. Sem dúvidas uma ferramenta muito interessante para elaborar as suas estratégias.

Localização

Imagine uma empresa que venda produtos com foco em atletas e pessoas que praticam atividades físicas. Com o Geomarketing, é possível informá-las onde esses produtos podem ser encontrados o mais próximo das suas casas. Voltando ao exemplo do supermercado: fica mais fácil de direcionar uma promoção de determinado produto com o público das redondezas.

Privacidade

É um ponto sempre questionado no universo do Geogmarketing. “O quanto da minha informação está sendo enviada?”. Desenvolvedores e agências afirmam que as informações são anônimas e apenas informações gerais são utilizadas — como sexo e idade. Quando um aplicativo de smartphone colhe esse tipo de dado, o usuário é informado antes da instalação, tornando-o completamente optativo.   

E você, já conhecia o Geomarketing? Se você ou a sua empresa já fazem uso dessa tecnologia, não deixe de nos contar na área dos comentários. Para receber conteúdos como esse, assine nossa newsletter!

 

Bruna Costa
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