Armazenagem Logística: Aprenda a otimizar os seus processos


 

A armazenagem é um processo muito importante no processo logístico para as empresas; afinal, ela é a responsável por estocar as mercadorias e realizar sua distribuição. No entanto, ela exige alguns cuidados — quando a armazenagem logística não é bem feita, temos uma série de problemas, como dificuldade em achar produtos importantes, comprometimento da integridade física do bem e atraso de entregas.

Pensando nisso, para que você não tenha nenhum problema para estocar todo o seu material, o post de hoje conta como você pode otimizar os processos de armazenagem. Acompanhe!

Infraestrutura e layout

Começamos pelo básico: infraestrutura e layout. É primordial calcular bem o espaço onde serão armazenados todos os seus materiais, contando com uma excelente infraestrutura e um ótimo layout. Esses diferenciais vão aumentar o nível de produção de trabalho e reduzir custos.

O layout deve permitir o melhor manuseio possível dos produtos. Para isso, as mercadorias devem estar em linha, ou seja, uma ponta deve conter os produtos que estão chegando e a outra ponta, os que deverão ser despachados imediatamente. Adotando essa postura, você melhora sua circulação de mercadorias.

Processos de circulação de produtos

É comum empresas terem grandes perdas, o que acaba comprometendo o relacionamento com o cliente, por não conseguir entregar uma mercadoria que estava mal alocada. Para acabar com isso, organize da melhor forma possível cada produto, separando-os por importância, categoria e, se o material for perecível, validade.

Endereçamento de estoque

O endereçamento de estoque é a prática de atribuir letras, números e posicionamento (direita e esquerda) para cada prateleira, estante e corredor do seu galpão de estoque.

Por exemplo: a caixa que contém um determinado produto se encontra no corredor C, à esquerda, na estante número 4 sobre a quinta prateleira. Você acaba de endereçar o produto como CE45.

Ao dar um endereço a um determinado material, você deve prover informações tais como tipo de produto, data de entrada no armazém e, se necessário, validade. Assim você controla melhor seu estoque e evita que o material fique “entulhado” no armazém.

A curva ABC

Você sabia que pode utilizar a curva ABC, que classifica os materiais de acordo com sua importância, para gerenciar o seu estoque? Essa técnica é imprescindível para a armazenagem logística, pois ela ajuda a classificar os materiais quanto às suas respectivas localizações e frequência de retirada, dentre outros parâmetros.

Dessa forma, evita-se que os produtos mais importantes do armazém fiquem estocados em locais de difícil retirada, garantindo que fiquem alocados em locais seguros e de boa movimentação. Assim, sua gestão de estoque fica mais produtiva e lucrativa.

Automatize sua gestão

Uma dica preciosa é automatizar a sua gestão de estoque. Com um software específico, você agiliza suas atividades para que os departamentos de controle fiscal, estocagem e transporte trabalhem melhor e de forma integrada. O resultado final é a prestação de melhores serviços e a satisfação total de seus clientes.

Conte com a tecnologia a seu favor 

Mesmo com todas as dicas vistas até agora, você deve estar se perguntando: “Como posso aplicar as práticas de forma rápida para evitar e perda e otimizar meus processos de armazenagem e distribuição?” 

A resposta para essa pergunta está na tecnologia. Usando os novos recursos tecnológicos voltados para a logística, você automatiza sua gestão de estoque e melhora a dinâmica dos processos de armazenagem, evitando prejuízos causados por uma má administração de estoque.

A armazenagem logística é uma excelente pedida para a distribuição de produtos. Viu só como essa prática pode ajudar você? Agora, não deixe de conferir também nosso post sobre distribuição de mercadorias em regiões fixas!

 

Bruna Costa
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.