Como descobrir rotas rodoviárias e otimizar a operação logística?


Toda empresa que precisa lidar com operações logísticas sabe o valor de um bom planejamento das rotas rodoviárias. Afinal, os clientes esperam sempre por um serviço perfeito, realizado com qualidade e com os menores custos possíveis.

Reduzir o desperdício e potencializar os lucros, bem como conseguir instrumentos que deem dados confiáveis do negócio, é o objetivo de qualquer um envolvido nesse setor. Sendo assim, separamos algumas dicas que ajudarão você a descobrir e planejar as melhores rotas para as suas entregas.

Além disso, vamos mostrar também os passos para otimizar a sua logística, exibindo os benefícios que isso pode trazer para a sua operação. E aí, ficou interessado? Então continue com a leitura deste artigo.

Como descobrir as melhores rotas rodoviárias

Planejar rotas parece simples, mas são tantas as variáveis que a tarefa logo pode ficar bem complicada — principalmente se você fizer isso à mão, em mapas físicos, ou em aplicativos tradicionais de GPS, como o Google Maps.

É por isso que a melhor maneira de descobrir rotas rodoviárias é usar softwares específicos para isso. Esses sistemas não são simples aplicativos com GPS: são programas completos com várias soluções de geocodificação para ajudar você no planejamento.

Os benefícios dos softwares roteirizadores

Por ser uma tecnologia especialmente dedicada para tal, os programas de roteirização geralmente trazem diversas funcionalidades. Um bom exemplo são os dados de tráfego atualizados, que podem indicar radares ou bloqueios recentes na região da entrega.

A seguir, listamos algumas das principais vantagens em se usar um sistema dedicado de roteirização. Confira:

Previsibilidade

Além de criar suas rotas levando em consideração a distância e a duração da viagem, esses softwares possibilitam ainda prever vários cenários típicos de uma viagem, como os gastos com combustível e pedágio. Assim, você tem maior previsibilidade e pode se preparar para qualquer alteração com muito mais facilidade e antecedência.

Flexibilidade

Você pode ter apenas um veículo ou uma frota diversificada; poucas ou muitas encomendas; entregas dentro da sua própria cidade ou até mesmo em outros estados. Com um software roteirizador, você otimiza as rotas e a distribuição de cargas em cada veículo, de acordo com a frota.

Inteligência

Os programas de roteirização fornecem dados e estatísticas que permitem o constante aprimoramento das operações. Saber os resultados de cada rota traçada e a performance dos seus veículos, por exemplo, possibilita tomar as melhores decisões no futuro.

As informações de trajetos e desempenho podem definir não apenas os perfis de entrega, mas também as melhores alternativas para cada volume de remessas ou rotas a serem seguidas. Tudo isso permite antecipar tendências, calcular os gastos e reconhecer possíveis iniciativas de prevenção.

Economia

A padronização de processos permite reduzir drasticamente os seus custos operacionais, bem como o número de colaboradores necessários para realizar o planejamento das entregas. Além disso, sua equipe fica muito mais produtiva — o que diminui a necessidade de contratar terceiros ou fazer uso de horas extras para os entregadores e motoristas.

Eficiência

O planejamento de rotas eficiente permite que o calendário de entregas fique muito mais organizado, possibilitando um controle maior sobre todas as etapas do processo de distribuição. Com isso, sua empresa pode analisar todas as alternativas de entrega e optar pelo melhor custo-benefício.

5 passos para otimizar a sua operação logística

Como vimos, um bom software de roteirização é vital para encontrar as melhores rotas rodoviárias. Contudo, para que esses benefícios sejam plenamente alcançados, uma série de fatores deve ser levada em consideração no momento de planejar as rotas.

Uma operação logística otimizada permite maximizar a taxa de ocupação dos veículos, usar somente a frota necessária, realizar o melhor trajeto e potencializar a mão de obra. A seguir, separamos 5 dicas para ajudar você a atingir todos esses objetivos. Confira:

1. Defina muito bem o seu público-alvo

As características dos seus clientes podem influenciar muito não apenas nas rotas da sua logística, mas também em diversos outros aspectos, como a orientação do seu marketing.

Considere sempre as restrições de tempo, o volume de compras médio do cliente, o tipo de manuseio dos itens ordenados e todas as condições que envolvem a comercialização — inclusive o grau de conhecimento do cliente sobre o produto comprado.

Todos esses fatores determinam a intensidade do pós-venda, que pode exigir diferentes abordagens e até mesmo uma solução logística completamente diferente para evitar possíveis sobrecargas.

2. Saiba a localização geográfica dos seus clientes

Saber a localização exata dos principais endereços de destino dos seus clientes é importantíssimo para a otimização das rotas.

Quando a sua empresa possui o domínio dessa informação, fica muito mais fácil repensar o posicionamento dos seus pontos de distribuição e a quantidade de galpões de armazenamento. Isso possibilita elaborar rotas mais curtas e eficazes, melhorando consideravelmente as entregas de remessas.

3. Caracterize os seus produtos

Boa parte dos fatores de armazenamento e proteção tem a ver com particularidades como o valor, peso, volume ou data de validade dos produtos. Cada uma dessas características pode exigir um tratamento específico na armazenagem — por exemplo, refrigeração ou segurança 24 horas.

Assim, para haver maior organização e evitar surpresas nas operações de estoque e despacho, é muito importante analisar previamente as características dos seus produtos.

4. Considere as demais opções de modal

É verdade que as rotas rodoviárias são o principal modo de locomoção disponível no país. Contudo, optar por outras alternativas de modais — como ferrovias e transporte aéreo ou marítimo — pode ser bastante atrativo em algumas situações.

Antes de decidir se o investimento vale a pena, analise cuidadosamente as vantagens e desvantagens de cada opção. Compare, por exemplo, a flexibilidade, os custos de mão de obra, a infraestrutura e a velocidade do traslado.

5. Mantenha o cliente informado

Os clientes gostam de estar informados sobre o status das suas entregas. Logo, a implementação de um sistema de roteirização deve ser combinada a um bom serviço de rastreamento.

Gerir as mercadorias após o envio não é importante apenas para saber se os itens estão seguindo seu destino da maneira correta, mas também para conquistar o cliente com um bom serviço de pós-venda.

A equipe responsável por esse setor é capaz de rastrear os produtos e informar aos clientes todas as etapas da entrega. Sendo assim, a rota a ser escolhida deve possibilitar que esse controle seja realizado sem sobressaltos.

Viu só como encontrar as melhores rotas rodoviárias pode aumentar a sua produtividade e reduzir os custos drasticamente? Em um mercado cada vez mais competitivo, buscar a excelência nos seus serviços é fundamental para conseguir se destacar.

Se você quiser experimentar na prática todos os benefícios de um software de roteirização, faça agora mesmo um teste gratuito do sistema MinhasRotas da Maplink.

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