Supply Chain: tudo que você precisa saber sobre o assunto


Para todas as empresas que trabalham com a fabricação ou revenda de itens, a cadeia de suprimentos é algo que pode determinar o sucesso ou o fracasso dos negócios.

Neste artigo, preparamos algumas informações importantes sobre a cadeia de suprimentos, com as melhores práticas e as tendências para os próximos anos. 

Supply Chain

Em palavras simples, a cadeia de suprimentos é todo o processo logístico pelo qual um produto passa, desde a sua fabricação até a chegada ao consumidor final após a venda. De acordo com o produto e a empresa que é responsável por ele, essa cadeia pode ter uma série de fases.

A complexidade da Supply Chain também depende da empresa e da fase de produção em que ela está envolvida. Digamos que uma determinada loja realiza a venda de micro-ondas: o seu processo logístico será mais simples que a indústria que fabrica esse item. No entanto, ela deverá conhecer o processo de fabricação para programar melhor a sua própria cadeia de suprimentos.

O que as empresas buscam na Supply Chain é a máxima eficiência. Isso ajuda a reduzir gastos e melhorar os resultados do negócio em produtividade e rentabilidade.

Melhores práticas

Separamos alguns dos pontos que devem ser observados para se obter uma maior eficiência de sua cadeia de suprimentos.

Crie indicadores

A utilização de indicadores é crucial para o acompanhamento de suas atividades logísticas. É por meio deles que você poderá observar qualquer mudança com relação aos seus resultados anteriores ou objetivos futuros.

Cada empresa, a depender de sua própria cadeia de suprimentos, poderá realizar a criação de indicadores próprios que façam sentido para o seu negócio. Isso é algo específico de cada negócio, o que impede a utilização de modelos prontos.

Mantenha metas

Após a criação e coleta de dados indicadores, é preciso estabelecer metas dentro de cada um dos parâmetros observados. Os objetivos devem ser realistas e alcançáveis.

A instauração de objetivos claros facilita a compreensão da situação atual da cadeia de suprimentos e sua evolução em relação ao que se espera. Caso não haja nenhuma melhora, é necessário realizar correções e mudanças nos processos para buscar alcançar as metas traçadas.

Terceirize etapas

Algumas empresas, como as pertencentes ao ramo industrial, possuem uma cadeia de suprimentos muito complexa, e a sua gestão acaba exigindo muitos recursos financeiros e de mão de obra, inviabilizando todo o processo.

Nesses casos, a melhor alternativa é buscar por empresas parceiras que tenham know-how para a gestão de Supply Chain e possam realizar a gestão otimizada dos processos. Isso permite que a empresa foque no negócio e não perca tempo e recursos apenas com a cadeia de suprimentos.

Use a tecnologia

Existem plataformas de controle logístico no mercado que auxiliam o gestor na visualização de toda a sua cadeia de suprimentos e operações logísticas.

Investir em softwares como esses reduz os custos com o controle e facilita a gestão e visualização de toda a cadeia produtiva. Com essas ferramentas, o gestor tem acesso a qualquer informação logística rapidamente e em tempo real.

Planeje suas ações

Cada item do processo logístico deve ser planejado. De acordo com a empresa, a cadeia de suprimentos pode ser muito complexa, o que demanda atenção na hora de planejar cada uma das atividades.

Ao analisar cada processo com o auxílio dos indicadores criados, você poderá observar diversos pontos de melhoria ou reestruturação que devem auxiliar na evolução dos resultados e na diminuição dos custos operacionais.

Tendências em Supply Chain

A Supply Chain já evoluiu muito nos últimos anos com a implantação de diversas novas tecnologias. As últimas tendências prometem ainda mais produtividade e eficiência nos processos logísticos das empresas. 

Inteligência artificial

A tecnologia de gestão está cada vez mais integrada, e a inteligência artificial evolui a cada dia, podendo ser responsável, cada vez mais, por atividades de forma autônoma.

Espera-se que, em pouco tempo, os novos softwares de gestão de cadeia de suprimentos sejam capazes de antecipar as demandas, realizando a movimentação de produtos e matérias-primas antes mesmo das vendas se iniciarem.

Além disso, a inteligência artificial pode verificar pontos fracos da cadeia de suprimentos e indicar melhorias a serem realizadas para aumentar a eficiência.

Veículos autônomos

Você já deve ter visto em sites de tecnologia ou até mesmo na televisão alguma reportagem sobre os carros autônomos. Pois bem, essa tecnologia está sendo desenvolvida já há algum tempo e está bem perto de se tornar realidade.

Com isso, os veículos de transporte poderão rodar 24 horas por dia, aumentando a eficiência das entregas e sua rapidez, resultando em clientes mais satisfeitos e um maior potencial de negócios.

Impressão 3D

A impressão 3D era algo caro quando surgiu, porém, com a popularização das máquinas impressoras, seu preço está se tornando acessível. Algumas empresas estão investindo em parques de impressoras 3D, nos quais o cliente realiza o pedido online e esses equipamentos fazem a impressão na hora, após a confirmação do pagamento.

Essa tecnologia facilita a confecção de produtos e a rapidez com que eles são produzidos e entregues ao cliente. É uma forma de diminuir os custos com a aquisição de matérias-primas e espaço para estocagem.

Drones

Se você ficou impressionado com a utilização de veículos autônomos, o que dizer dos drones? Esses equipamentos já estão em testes para a entrega de produtos nas casas dos clientes.

A Amazon, loja online americana, realizou a primeira entrega utilizando um drone ainda em 2016, o que indica que essa tecnologia pode estar sendo utilizada em massa para melhorar a agilidade da cadeia de suprimentos.

A gestão da Supply Chain é de grande importância para o desenvolvimento e crescimento de um negócio. Uma cadeia de suprimentos eficiente pode garantir um diferencial para a sua empresa.

Gostou deste conteúdo e quer se manter por dentro de nossos próximos posts? Então assine agora nossa newsletter e receba-os diretamente em seu e-mail.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.