Multicanal: como fazer a integração do tradicional e online?


Com a evolução das vendas online e a criação de novos canais de comunicação, algumas empresas podem ter problemas para lidar com a integração do tradicional com o virtual. Como, então, criar um multicanal para atendimento ao público?

Neste artigo, nós passamos uma série de dicas para que sua empresa possa lidar da melhor forma com esse desafio e ofertar a melhor solução possível aos seus clientes. Confira:

Conceito de multicanal

O online e o offline estão cada vez mais próximos, e hoje os clientes costumam passear pelos dois canais antes de realizar uma compra. Isso quer dizer que determinado consumidor pode visitar sua loja física para verificar um produto e fechar o negócio online mais tarde.

Essa nova realidade é o que chamamos de omnichannel ou multicanal, o que permite que o cliente escolha, entre as opções ofertadas pela empresa, aquela com a qual se sinta mais seguro e confortável para realizar a compra. Muitas empresas ainda não estão preparadas para lidar com esse novo modelo — e isso se configura como uma chance para que você se destaque no mercado.

Dicas para um multicanal

Separamos algumas dicas para que sua empresa possa investir nessa nova realidade de vendas multicanal, melhorando seus resultados e angariando uma nova gama de clientes.

Estruture um e-commerce

É preciso manter uma presença forte na internet com uma loja virtual que disponibilize todos os produtos que sejam vendidos nas lojas físicas. O preço também deve ser o mesmo para que o cliente tenha um incentivo para comprar in loco.

Os estoques devem ser integrados para que não faltem produtos para atender as demandas dos clientes. Um e-commerce bem estruturado deve permitir o acesso mobile também.

Foque no perfil do cliente

A depender do perfil que sua empresa alcança, cada canal pode ser personalizado de acordo com esse público. Caso um público mais jovem frequente o site, foque em oferecer promoções que possam alcançar essa faixa.

Já, nas lojas físicas, seu foco pode ser outro — o que demanda uma abordagem específica. É necessário saber atuar em cada um dos canais de acordo com o público que os utiliza.

Implante um Big Data

A interação entre sua loja e seu cliente pode gerar uma grande quantidade de dados. Tais informações podem ser armazenadas em Big Datas e utilizadas para analisar uma série de itens, como tendências de consumo, preferências e outros.

A informação é um recurso essencial para empresas que buscam entender melhor o seu público-alvo com o intuito de desenvolver o negócio. Os conhecimentos adquiridos ajudam o gestor a tomar melhores decisões.

Crie um padrão de atendimento

Um dos maiores desafios ao se implantar diversos canais de atendimento ao público é criar e manter um bom padrão. Devido às especificidades de cada canal, essa tarefa pode ser muito complexa.

A solução é investir em treinamento e capacitação de toda a equipe de vendas e atendimento para que o cliente possa perceber a sintonia entre cada um dos canais ofertados pela empresa e sentir-se seguro em efetuar um negócio.

O multicanal é o futuro das vendas do varejo e, quanto antes você preparar a sua empresa para essa realidade, mais rápido você poderá colher os frutos de seus investimentos.

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