Conheça os principais custos logísticos e saiba como reduzi-los


A economia do país ainda está se recuperando, e a lucratividade das empresas não se estabilizou totalmente, o que demanda dos gestores criatividade na hora de economizar. Um ponto que pode ser otimizado para evitar gastos desnecessários são os custos logísticos.

Com algumas pequenas mudanças você pode reduzir os recursos necessários para manter essa atividade-chave da empresa sem perder em nada a qualidade dos serviços. Continue conosco e conheça os principais custos do setor logístico e algumas dicas para otimizar essa atividade.

Custos logísticos

Antes de mostrar algumas práticas para otimização dos recursos empregados nos processos logísticos de sua empresa, é necessário conhecer alguns dos principais custos que compõem essa atividade.

A maioria deles está presente em todas as empresas, porém alguns podem não ser primordiais no seu ramo de atuação. Vamos listar e explicar brevemente cada um deles:

  • estoque e armazenagem — produtos estocados demandam espaço, que consequentemente gera um custo. Mercadorias armazenadas por muito tempo podem incorrer em perdas para a empresa;

  • aquisição — esse valor é referente ao custo demandado para a aquisição do produto de fornecedores, ou à matéria-prima e aos valores para a sua manufatura;

  • falta de produto — não ter o produto em estoque também resulta em um custo, pois acaba por gerar atraso nas entregas e pagamento de multas ou concessão de descontos;

  • manutenção — são os gastos para a manutenção da operação em geral, como mão de obra, aluguel de espaço físico, impostos, entre outros itens indispensáveis para a logística;

  • transporte — a entrega de produtos pode ser realizada por frota própria ou por meio de parcerias. Nessas duas modalidades existem custos a serem levados em consideração.

Dicas para a redução

Existem muitos outros custos, e os listados são apenas alguns dos principais, que estão entre os mais comuns nas empresas hoje. Para que você possa reduzir seus custos com logística nós reunimos algumas dicas simples de serem implementadas. Confira:

Conhecimento

Antes de mais nada, é necessário conhecer os reais custos logísticos de sua empresa. Muitos gestores não realizam um levantamento da demanda de recursos por parte dessa atividade. Isso dificulta um planejamento eficaz para a otimização da logística.

Verifique todos os gastos decorrentes da logística da empresa e cada um dos processos envolvidos. Com isso, fica muito mais simples visualizar quais atividades demandam mais recursos e se existem maneiras de otimizá-las para diminuir os custos.

Entregas alternativas

Geralmente as empresas acabam investindo em um modelo único de entregas, quer seja por frota própria ou utilizando-se de uma transportadora parceira. Essa atitude não é errada, porém existem diversas outras alternativas que podem ser exploradas.

Em pequenas distâncias, por exemplo, podem ser empregadas empresas de motoboy, que realizam entregas de maneira ágil e tem custos mínimos. Os Correios são outra opção interessante a depender do tamanho e destino da entrega.

Tecnologia

A utilização de tecnologias para o controle de estoque, mapeamento e controle de rotas é essencial para um planejamento eficaz do setor logístico da empresa e pode contribuir para a redução de custos dessa área.

Os sistemas inteligentes são capazes de automatizar uma série de atividades internas, aumentando a eficiência e produtividade logística da empresa e melhorando os seus resultados.

Os custos logísticos podem acabar por encarecer uma operação, deixando as atividades da empresa inviáveis. Por isso, a importância de se manter atento aos gastos e buscar sempre maneiras de diminuir os recursos utilizados para a manutenção dos serviços.

A sua empresa está passando por desafios para otimizar o setor de logística? A Maplink conta com uma gama de soluções em sistemas que podem auxiliar a sua empresa na otimização de seus processos. Entre em contato conosco agora e veja o que podemos fazer por você.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.