Como atingir o público certo descobrindo hábitos de consumo?


As opções de ferramentas de business intelligence, que fornecem insights para empresas de todos os tamanhos, são inúmeras. Qilk Sense, Big Data, Open Source, modelagem dimensional de dados, Data Warehouse — a lista segue com mais algumas centenas de siglas e denominações absorvidas do inglês.

Porém, quando se trata de inteligência de mercado, a solução mais inovadora e que tem trazido os melhores resultados tanto para empreendimentos físicos como para aqueles que são exclusivamente digitais é a geolocalização.

Veremos agora como o avanço nas tecnologias de geolocalização pode ajudar sua empresa a atingir o público certo a partir de seus hábitos de consumo.

Utilize as informações oriundas dos dispositivos móveis

À medida que se intensifica a popularização de smartphones e tablets, aumenta também a quantidade de dados que podem ser aproveitados para melhorar nossa compreensão sobre os hábitos de consumo.

No passado, essas informações eram obtidas por meio de pesquisas diretas aos clientes. É claro que nem todos se interessavam em responder questionários maçantes, o que reduzia o nível de precisão das caracterizações.

Não importava o quão honestas fossem as respostas, estudos baseados em um pequeno número de participantes não eram capazes de descrever corretamente as preferências e os comportamentos de toda a população.

Os dados obtidos por meio da geolocalização, por sua vez, fornecem elementos minuciosamente detalhados. Em 2016, o Brasil chegou à marca de 168 milhões de smartphones em uso. A capacidade de recolher e analisar os sinais que esses aparelhos enviam nos ensinará muito sobre os modos de ser da maioria da população brasileira.

Contar com o mapeamento desses sinais será de fundamental importância para que sua empresa possa atingir o público certo. Além disso, como os dados se originam de consumidores reais e se baseiam nas locações em que costumam ir e quanto tempo passam lá, a correção dessas informações será quase perfeita.

Acione a Internet das Coisas para atingir o público certo

Atualmente, quase todos os produtos que chegam ao mercado podem ser classificados como dispositivos “inteligentes”. Quer se trate de um carro, um monitor de atividades físicas, um edifício com sensores, softwares ou bluetooth: todas as pessoas têm pelo menos um dispositivo da Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT, na sigla em Inglês) ao seu lado em todos os momentos do dia.

Se já avançamos muito, imagine só até onde podemos chegar. Pesquisas apontam que até 2020 existirão 34 bilhões de dispositivos IoT em todo o mundo. E os investimentos para o quinquênio 2015–2020 alcançarão 6 trilhões de dólares.

Invista em beacons e aproveite ao máximo as tecnologias de geolocalização

Concomitante ao aumento de dispositivos IoT é o surgimento de beacons, dispositivos em lojas que se comunicam com os smartphones dos clientes. Sua implantação representa a verdadeira revolução que as soluções em geolocalização estão tendo sobre a atração de clientes.

Em outras palavras, enquanto o uso de dispositivos móveis se aprofunda, a ascensão dos beacons aumenta a quantidade média de dados disponíveis por usuário.

Os beacons estão provando ser uma medida tão eficaz na localização de usuários que os empreendedores, que investiram timidamente no início, estão elevando o número de dispositivos em suas lojas. Em vez de restringir o seu uso a um beacon por loja, grandes varejistas estão agora utilizando o geomarketing para reunir conhecimentos ainda mais completos sobre seus clientes e como atingi-los.

Com a adoção de dispositivos da IoT e beacons, aumenta também a quantidade de dados. Uma vez que beacons interagem bem com a tecnologia bluetooth, sua empresa será capaz de recolher ainda mais informação sobre os hábitos de compra e interesses de seus clientes.

Ou seja, com a geolocalização, as possibilidades de atingir o público certo são quase infinitas.

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andrezza.vieira
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