O que são rotas multiveículos? Descubra e melhore sua logística


A palavra da vez nas empresas, desde os pequenos negócios até as grandes companhias, é “otimizar”. Mas como fazer o máximo com o mínimo? Bom, na área de logística tivemos várias inovações nos últimos tempos, e a mais nova tendência para otimizar o transporte de materiais são as rotas multiveículos.

Você não sabe o que são rotas multiveículos? Não se preocupe, neste post você vai descobrir o que é e como funciona essa nova abordagem sobre a logística de uma empresa. Acompanhe.

O que são rotas multiveículos?

A abordagem de rotas multiveículos pode ser utilizada por meio de um sistema de informação que verificará os veículos disponíveis, as cargas a serem transportadas e os pontos de parada em uma determinada rota, de modo a realizar uma divisão das rotas entre os veículos disponíveis, pensando na otimização da logística.

O sistema cria várias rotas com início e término na base dos veículos, com uma passagem por cada um dos pontos de parada e demanda de acordo com a capacidade do veículo disponível para aquela rota, garantindo, assim, que todos os pontos de parada sejam atendidos. Todo o processo pode ser acompanhado em um painel de controle simples e fácil compreensão.

Quais são as vantagens das rotas multiveículos?

1. Diminuição dos custos

Com um planejamento efetivo de roteirização e otimização do uso dos veículos, diminui-se o número de rotas necessárias para o atendimento de todos os pontos de parada, economizando em manutenção da frota e gastos com combustível. É possível também minimizar os custos com horas extras dos motoristas por atrasos nas rotas.

Os recursos economizados podem ser reinvestidos para a melhoria contínua do processo de logística, como o aumento da frota de veículos disponíveis ou a expansão das operações da empresa.

2. Melhoria da eficiência operacional

O principal objetivo de se otimizar a logística da empresa é a busca pela melhoria da eficiência operacional do negócio, o que gera competitividade no mercado e maiores receitas. Isso é conseguido por meio da automatização de tarefas de trabalho e da rápida criação e alteração de rotas.

A eficiência no processo logístico da empresa garante um diferencial competitivo diante dos concorrentes do mercado, permitindo que a empresa cresça e aumente suas margens de lucro.

3. Melhor atendimento ao cliente

Com o controle total sobre as rotas e veículos disponíveis em operação, diminuem-se os possíveis atrasos em entregas e resgates de mercadorias, aumentando a satisfação do cliente, que poderá ter a certeza de que o veículo passará no ponto de parada no horário estipulado.

4. Aproveitamento dos veículos

Um erro comum nas empresas é a má gestão dos veículos disponíveis para o transporte. Muitas vezes são enviados veículos com dimensões que não condizem com as demandas do cliente, ou por serem menores ou com muito espaço. Veículos transitando vazios também é algo que não acontece em sistemas de rotas multiveículos.

Esperamos que, com as informações aqui descritas, você possa compreender a importância para o seu negócio da implantação das rotas multiveículos com o intuito de melhorar sua logística. Para continuar aprendendo sobre o assunto, confira o que é inteligência de trânsito e quais são suas vantagens.

 

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.