Ponto de vendas: 4 estratégias avançadas para otimizar


Qualquer empreendedor já sabe que otimizar o ponto de vendas é uma atitude fundamental para melhorar a performance do negócio. Por isso mesmo, as estratégias mais básicas já são conhecidas por todos no varejo e, para efetivamente ter sucesso, é preciso ir além, apostando em ações mais efetivas e com maior embasamento teórico.

Escolher o melhor lugar para abrir a empresa, fazer um bom vitrinismo, investir em um excelente entendimento, distribuir amostras e apostar em um grande merchandising já não são mais o suficiente. Se você deseja descobrir como fazer do seu PDV um diferencial competitivo, confira as estratégias a seguir:

1. Mapeie o fluxo da loja

O primeiro passo para otimizar o ponto de vendas é mapear o fluxo da loja, zoneando o local em um croqui ou em uma planta que permita identificar as áreas. Depois, você pode instruir os seus funcionários a preencherem uma espécie de planilha, que deve identificar as regiões que estão com maior número de vendas e o tempo médio de permanência nas mesmas.

Com isso, fica fácil identificar quais são as zonas quentes e as zonas frias dentro do PDV, para posteriormente definir a melhor estratégia de circulação dos clientes. Para esquentar os pontos frios, você pode criar promoções, trabalhar melhor os produtos e disponibilizar ali itens de maior saída.

2. Monte um planograma de produtos

Montar um planograma de produtos é uma estratégia que está diretamente ligada com o mapeamento do fluxo. Em linhas gerais, isso significa distribuir os seus produtos com uma organização e um padrão que oriente os seus clientes, focando nos locais mais estratégicos e suscetíveis para vendas.

É por meio dessa ação também que você determina se suas mercadorias ficarão posicionadas de frente ou lateralmente, o espaçamento adequado entre os artigos, se a exposição será horizontal, vertical ou em blocos, proporcionando uma boa visibilidade, mais comodidade e agilidade para o consumidor.

3. Use o crowdsourcing para sugestão de produtos

O crowdsourcing também pode ser uma ótima estratégia para otimizar o ponto de vendas. Em português, esse termo quer dizer algo como “contribuição colaborativa”. e ele diz respeito a um modelo que utiliza o conhecimento coletivo e voluntário para desenvolver novas soluções e ações para uma empresa.

Atualmente, muitas organizações usam essa tática para desenvolver ou posicionar seus produtos. Isso pode ser feito, por exemplo, abrindo um espaço de sugestões no website ou mantendo um olhar atento nos comentários e nos níveis de satisfação em suas redes sociais. Depois, é só usar esses dados para melhorar seu PDV.

4. Fidelize clientes pela geolocalização

geolocalização já vem se mostrando uma estratégia importante no varejo, e ela pode ser usada de diversas maneiras para uma melhor otimização de ponto de vendas na sua empresa. Você pode, por exemplo, enviar mensagens para os consumidores informando sobre o quão perto eles se encontram dos seus artigos preferidos.

Você também pode criar seções georreferenciadas no seu PDV, expondo as mercadorias preferidas do seu público-alvo em uma zona quente ou em uma área na qual você deseja obter uma maior circulação de clientes. Essa tem sido uma estratégia muito utilizada nos dias de hoje, com excelentes resultados.

E agora, pronto para otimizar o ponto de vendas da sua empresa? Aproveite e confira também o nosso post com 5 maneiras de fidelizar clientes por meio da geolocalização.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.