Inteligência de mercado: saiba como usá-la para antecipar tendências


Você já ouviu falar em inteligência de mercado? Frente a uma quantidade cada vez maior de informações, as empresas têm grande necessidade de analisar, processar e organizar os seus dados para extrair deles alguma aplicação útil à atuação no mercado e, consequentemente, atingir o público-alvo.

Neste artigo, explicamos não só o que é, mas também como a inteligência de mercado pode ajudar sua empresa a conquistar uma importante façanha: a antecipação de tendências. 

Qual é a importância da inteligência de mercado?

Como a sua empresa está? Os produtos ou serviços estão sendo vendidos satisfatoriamente? Eles tem sido bem recebidos no mercado? Tem gerado aumento na procura e nos resultados?

E a concorrência? O que ela tem feito? Como os clientes estão reagindo frente à proposta deles em detrimento à sua? Há lançamento de novidades, implementação de novos recursos ou ampliação da gama de produtos ou serviços ofertados?

Sem dúvidas, são muitas perguntas. No entanto, as respostas a elas são de suma importância para qualquer empresa. Tão importante quanto fazer as perguntas certas é encontrar as melhores respostas possíveis, pois são elas que identificarão o comportamento do mercado e do consumo, assim como mostrarão quais são as reais demandas e necessidades da empresa. E é aí que entra a Inteligência de Mercado, conforme veremos a seguir.

O que é inteligência de mercado?

Para responder àquela grande quantidade de questionamentos, a empresa tem que procurar por soluções — e uma delas, que vem ganhando espaço e importância, é a inteligência de mercado.

Também chamada de inteligência competitiva, ela se refere ao levantamento e monitoramento de dados brutos sobre o mercado, os clientes, a empresa e os concorrentes para que eles se transformem em informações úteis para consequente tomada de decisões.

Quais são as vantagens trazidas pelo seu uso?

A internet trouxe uma série de facilidades às empresas na medida em que possibilitou gerar, acompanhar e analisar não só os seus dados, mas também os dos concorrentes. Ademais, ela também possibilitou o acesso a conteúdo e notícias em tempo real.

Para desfrutar de tudo isso, entretanto, é necessário lançar mão de algumas estratégias, dentre as quais figura a inteligência de mercado. Colocá-la em prática traz uma gama de benefícios, tais como:

  • Compreender o cliente de maneira mais detalhada;

  • Entender quais são os problemas do mercado e propor maneiras de solucioná-los;

  • Conhecer de maneira mais profunda o seu segmento no mercado;

  • Compreender como os consumidores percebem sua marca;

  • Antecipar tendências.

Como podemos ver, a antecipação de tendências é apenas uma das inúmeras vantagens trazidas pela aplicação de uma estratégia de inteligência de mercado. A seguir, a acompanharemos com mais riqueza de detalhes:

Como a inteligência de mercado favorece a antecipação de tendências?

As empresas que mais se destacam são aquelas que detectam com antecedência quais serão as próximas novidades. Antecipar as tendências e associá-las aos objetivos e às necessidades dos clientes significa promover a marca, os serviços e os produtos.

Mas como fazer isso? Para alcançar essa façanha, é preciso lançar mão de algumas ferramentas que não só conferem esse benefício, mas também todas as outras vantagens evocadas pela inteligência de mercado. Dentre essas ferramentas, podemos destacar:

  • Monitoramento do engajamento quantitativo e qualitativo nas redes sociais;

  • Monitoramento e a análise dos dados qualitativos dos clientes por meio de softwares CRM;

  • Uso de ferramentas de Business Intelligence;

  • Monitoramento de sites e de notícias com palavras-chave e métodos avançados para filtrar, organizar e expedir conteúdo;

  • Monitoramento de dados e do comportamento dos usuários na internet com ferramentas como Google Analytics

Com tudo isso em vista, percebemos que a implementação da inteligência de mercado é essencial para que uma empresa consiga extrair o máximo de seus potenciais e alcançar resultados sólidos e positivos, tais como a antecipação de tendências.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.