Os 7 melhores aplicativos para caminhoneiros e operações logísticas


Cada vez mais, a logística tem se tornado uma área estratégica. Uma peça-chave nesse processo é o caminhoneiro, que é quem efetivamente carrega as cargas de lá para cá.

Com os aplicativos para caminhoneiros, muitas das atividades desses profissionais foram facilitadas. Há várias opções para auxiliar o trabalho — e dar uma forcinha na renda — de quem está sempre na estrada transportando tudo para nós.

Pronto para conhecer algumas delas? Confira a seguir.

1. TruckPad

Esse aplicativo conecta empresas que precisam de transporte aos caminhoneiros dispostos a fazê-lo. O TruckPad é bem amigável: basta fazer um cadastro simples, com as características do veículo, para que ele encontre cargas nas proximidades. O caminhoneiro pode, então, negociar diretamente com a empresa.

O aplicativo está disponível para AndroidiOS e Windows Phone.

2. Quero Frete

Depois de fazer um cadastro simples, o motorista pode negociar com as empresas. O sistema permite monitorar o veículo com a carga desde a origem até o seu destino por meio de mapas no próprio aplicativo. O pagamento é feito diretamente na plataforma.

Ele tem versão apenas para sistema Android, mas permite acesso pelo site.

3. BuscaCargas

O princípio é o mesmo do TruckPad e do Quero Frete: aproximar empresas e caminhoneiros com o objetivo de evitar custos de intermediação. Toda a negociação pode ser feita pelo chat do aplicativo, e a carga é rastreada via satélite.

Está disponível para Android e pode ser acessado pelo site.

4. MinhasRotas

Esse aplicativo ajuda o caminhoneiro a planejar suas rotas online. É uma ferramenta que permite organizar os trajetos de maneira otimizada e, assim, reduzir os custos e o tempo de operação. O MinhasRotas tem integração com o TruckPad: assim, o caminhoneiro nunca fica com o caminhão vazio.

5. The Weather Channel

Para quem trabalha na estrada, a previsão do tempo é de grande importância. Com esse aplicativo, o caminhoneiro pode conferi-la antes de seguir viagem. O sistema oferece informações sobre o clima e notificações sobre condições climáticas extremas.

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

6. Mãos no Volante

Usar o celular ao volante é arriscado e pode render multas e pontos na carteira de habilitação. Com o app Mãos no Volante, qualquer ligação é automaticamente rejeitada e respondida com uma mensagem padrão, que avisa que o motorista está dirigindo e ligará mais tarde.

Está disponível para Android.

7. Drive Awake

Passar muitas horas na estrada é cansativo e, às vezes, até embala aquele sono de tédio. Que tal, então, um aplicativo que registre indícios de sonolência? É isso que o Drive Awake faz: basta colocar a câmera de modo que possa detectar o rosto do caminhoneiro. Se ele apresentar determinados sinais, o app dispara um alarme para mantê-lo acordado.

O aplicativo tem versões para Android e iOS.

Os aplicativos para caminhoneiros são realmente úteis no dia a dia do profissional, mas é preciso lembrar que usar o celular quando se está ao volante é proibido e perigoso, tanto para si mesmo quanto para terceiros.

Animado para usar a tecnologia a seu favor? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.