Os 6 maiores erros cometidos na gestão de transporte de cargas


O cumprimento de prazos é um dos objetivos fundamentais da logística e alguns erros podem ser fatais na gestão de transporte de cargas. Descubra o que não fazer durante o frete e saiba como a tecnologia pode auxiliar sua empresa estrategicamente por meio da implementação de um sistema de organização de frotas, rotas e gastos eficientes.

Desconsiderar esforços de planejamento

Planejamento é fundamental para garantir que a logística de sua empresa funcione. Sem ele, atrasos, desperdícios e desvios de rota passam a ser problemas rotineiros, acarretando perda de lucratividade. Melhorar seu planejamento em função de uma execução logística de primeira exige investimento em inteligência, que vai beneficiar bastante seu negócio.

Qualifique a eficiência no transporte de cargas com software de gestão e verifique em um só painel as informações relativas a vários veículos.

Traçar rotas ineficientes para o transporte de cargas

Errar na rota costuma ser uma das causas mais comuns para o desperdício de recursos. Salve tempo e dinheiro com soluções otimizadas para o cálculo de rotas online, capazes de organizar seus trajetos e definir o melhor percurso entre múltiplos endereços.

Obtenha maior agilidade nas entregas e economize, criando rotas personalizadas e verificando em tempo real o tempo de duração e quantos litros de combustível serão necessários para cumprir cada uma delas.

Excluir as taxas e pedágios das estimativas

Um dos principais equívocos que sua empresa pode cometer é deixar de considerar o valor de pedágios e outras taxas que possam estar envolvidas no transporte de cargas. Otimizar a gestão automatizando o cálculo desses valores a partir da inclusão de um novo endereço e manter essas informações atualizadas é fundamental para repassar os custos de frete com maior precisão.

Negligenciar o custo-benefício da automatização

Se estamos falando de pedágios e taxas, precisamos focar no quanto sua empresa gasta por não investir na automação de seu pagamento. Por meio dela, você pode poupar significativamente, evitando ser taxado duas vezes, trafegando com tranquilidade e segurança e acompanhando de perto as viagens realizadas pela sua equipe. Realize o pagamento por veículo ou frota e integre tudo a sua plataforma ERP.

Perder prazos por causa do trânsito

Ter informações de trânsito em tempo real pode diferenciar bastante sua prestação de serviços e ser ter um grande impacto na satisfação do cliente quando consideramos a importância da pontualidade. Ter com motoristas presos em rotas ineficientes e perder uma entrega prejudica a performance de sua empresa e aumenta os custos de frete.

Por isso, invista em soluções que consideram informações de trânsito no cálculo da rota mais eficiente para sua empresa.

Esquecer a logística reversa

Deixar de investir em logística reversa custa muito para a empresa, que perde a oportunidade de integrar modais e reduzir gargalos no transporte de cargas. A estratégia é fundamental na hora de criar soluções customizadas, que permitem fretes diferenciados para clientes especiais.

Uma boa gestão de transporte de cargas é fundamental para garantir a qualidade e a eficiência do serviço prestado, mas não o único ponto importante. Confira também como uma logística inteligente contribui para o alcance dos melhores resultados.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.