Veja como as tecnologias de geolocalização podem ajudar sua empresa


Você provavelmente já ouviu falar em tecnologias de geolocalização. Elas são grandes aliadas das empresas na hora de aprender mais sobre seus clientes, avaliar a expansão para novos mercados e também são úteis no desenvolvimento de tecnologias para prevenção e combate ao crime. Com tanto potencial, é compreensível que o mercado esteja pulsando para compreender melhor como que essas tecnologias podem agregar.

Confira neste artigo como as tecnologias de geolocalização podem ser um fator decisivo no crescimento sustentável do seu negócio.

A definição de geolocalização

Em poucas palavras, geolocalização é a posição de um objeto em um sistema de coordenadas.

Assim sendo, podemos entender que tecnologias de geolocalização são dispositivos que têm capacidade de informar a posição de um determinado objeto ou conjunto de objetos. Com a popularização recente dos smartphones, esse tipo de informação se tornou cada vez mais comum nas previsões das empresas a respeito de seu público consumidor.

Saber onde o cliente está e/ou compra é tão importante quanto conhecer melhor o que espera de seus produtos e serviços — e graças às tecnologias de geolocalização, empresas de todos os portes hoje podem ter acesso a esse tipo de informação.

Os benefícios dessa tecnologia para a empresa

Existem inúmeras aplicações para os dados de geolocalização coletados ou adquiridos por sua empresa. Eles podem auxiliar na hora de expandir para novos mercados; ajudar a compreender um pouco melhor aqueles que consomem seus produtos e serviços; e oferecer maior segurança aos usuários de seus sistemas.

Uma empresa que oferece serviços online, por exemplo, pode usar os dados de localização de seu cliente para detectar alguma atividade estranha em sua conta, como fazem Google e Facebook.

Já pode ter acontecido com você: o usuário realiza uma viagem internacional, tenta acessar sua conta e a vê bloqueada, pois o acesso é identificado pelos servidores da empresa como suspeito, e uma verificação de identidade se faz necessária.

Utilizando dados obtidos para compreender melhor seu cliente

Graças à geolocalização é possível realizar um cruzamento de dados muito mais preciso a respeito do seu consumidor e oferecer a ele as melhores alternativas, levando em consideração sua localização geográfica. Já notou como os banners de internet estão cada vez mais específicos, como se eles soubessem onde você está e o que está procurando?

Isso acontece porque boa parte dos sites que você visita faz uso de cookies, uma forma de rastrear os hábitos de consumo de seus usuários. Esses cookies também conseguem informar de onde veio um determinado acesso, o que torna a forma como fazemos publicidade hoje muito mais precisa do que outrora.

Geomarketing: uma nova forma de aprender com dados geográficos

Esse não é o único uso possível de dados georreferenciados. O geomarketing, por exemplo, não se vale apenas da informação de um usuário como no caso da publicidade web. Com ele, um grande volume de dados pode ser analisado a respeito de uma área, e a partir disso as empresas podem criar perfis cada vez mais precisos dos seus usuários. Esses perfis são indispensáveis na hora da tomada de decisões.

Considere que você é dono de um supermercado e está avaliando a possibilidade de abrir uma filial na zona sul de sua cidade. Como qualquer expansão, ela oferece riscos. Mas eles podem ser diminuídos a partir do uso de dados geográficos.

Com a ferramenta certa, é possível cruzar informações sobre o perfil dos moradores; onde eles costumam realizar suas compras; que tipo de loja gostariam de ver aberta em sua região; e até mesmo estudar o local adequado para sua instalação, avaliando fatores como mobilidade. No final, esse tipo de uso dos dados pode ajudar, inclusive, no crescimento sustentável da empresa.

Geolocalização é uma grande chance do seu negócio sair na frente dos competidores, mas para isso é preciso estar em sintonia com os principais desdobramentos nessa área. De maneira geral, o uso de dados relacionados à localização dos usuários permite maior assertividade de atuação, favorece a segurança e pode até mesmo apoiar o crescimento do negócio.

Quer se manter informado a respeito das principais novidades? Assine a newsletter da Maplink e receba nossas atualizações mais recentes na sua caixa de e-mail.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.