Hipersegmentação de público: entenda como usar a seu favor


Ações de marketing que não restringem corretamente o seu público-alvo, fatalmente, trarão altos investimentos e pouco resultado.

Para contornar essa situação, existe a hipersegmentação de público, que permite que os seus anúncios impactem as pessoas certas e que o ROI da campanha seja potencializado.

Com o intuito de te auxiliar a ter maior engajamento de público e menos desperdício de dinheiro nas suas estratégias de marketing, preparamos este artigo abordando o que é a hipersegmentação de público, quais são suas vantagens e como ela funciona na prática.

Afinal, o que é hipersegmentação de público?

Grosso modo, a hipersegmentação é uma técnica utilizada para restringir o público ao qual os anúncios são exibidos. Na prática, isso significa reduzir o volume de visualizações — e custos do anúncio — para aumentar a qualidade do público impactado.

Assim, a hipersegmentação de público pode ser considerada como um trunfo para o profissional de marketing conhecer bem o mercado — indo além da definição de público-alvo para operar de forma mais estratégica.

Quais são as vantagens desse nível de seleção?

Selecionar o público traz inúmeras vantagens para as campanhas de marketing. Entre elas, podemos destacar:

  • custos de veiculação reduzidos;

  • aumento no ROI (retorno sobre o investimento) de marketing;

  • menor dedicação para responder comentários de pessoas que não têm real interesse no produto;

  • maior engajamento de qualidade do público;

  • relação mais próxima com os clientes;

  • aumento no desempenho dos anúncios;

  • maior clareza na definição dos processos;

  • maior capacidade de inovar o portfólio da marca.

Por último, cabe ressaltar um dado bem interessante: restringindo o seu público a apenas 5% da população brasileira, você conseguirá impactar mais pessoas do que toda a população de Portugal ou da Grécia (e de cerca de 80 outros países).

Assim, você tem a grande vantagem de anunciar para as pessoas certas com o custo reduzido, porém, em grande volume.

Como ela funciona na prática?

A seguir, veja como a hipersegmentação de público é aplicada em alguns meios específicos.

Anúncios

Anúncios nas redes sociais permitem selecionar várias opções de segmentação no momento da configuração da campanha. Assim, o importante é deixar o seu público bem especificado, ou seja, focar na hipersegmentação.

Por outro lado, os anúncios tradicionais (TV, jornais, rádios etc.) são menos precisos na segmentação.

Estratégias mobile

Aqui, você pode criar anúncios em diversos formatos (vídeos, imagens, GIFs etc.) que estimulem o usuário a fazer a compra. A partir daí, uma estratégia eficaz consiste em utilizar a geolocalização do usuário — que é uma das mais poderosas técnicas de hipersegmentação de público — para apresentar esses anúncios quando ele estiver próximo da sua empresa.

Atuação em PDV

Se o seu PDV está situado em um bairro de baixa renda, por exemplo, não faz sentido investir em produtos caros nas prateleiras ou desenvolver campanhas extremamente sofisticadas. Assim, entenda a linguagem do seu público para ficar alinhado a ele.

Como a inteligência de dados pode personalizar essa comunicação?

De fato, para segmentar corretamente um público, é preciso ter informações relevantes a seu respeito — e esses dados devem ser acessíveis a todos na empresa.

Assim, a inteligência de dados permite conhecer melhor o público-alvo do seu negócio para desenvolver estratégias de marketing personalizadas e com uma correta hipersegmentação de público.

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