Logística inbound vs. outbound: entenda a diferença e otimize já


A logística é um departamento muito importante em qualquer empresa. O nível de exigência dos consumidores, a competitividade do mercado, a busca por mais market share, entre outros, são alguns dos motivos que a tornam essencial na tarefa de agregar valor na prestação de serviços ao cliente e, consequentemente, se diferenciar da concorrência.

Para isso, é preciso que haja harmonia no processo ao longo da cadeia de suprimento (a famosa supply chain). E é aí que entram os conceitos de logística inbound e logística outbound.

Preparamos este artigo para que você entenda, a seguir, as características e a importância de cada um desses conceitos. 

Logística inbound

A logística inbound corresponde ao conjunto de operações associadas ao fluxo de materiais e informações, desde a fonte da matéria-prima até a entrada na fábrica — ou seja, é a chegada de bens e serviços de um fornecedor externo à empresa. Para facilitar o entendimento, é só pensar que a palavra inbound expressa um movimento “de fora para dentro”.

É essa atividade que administra o transporte de materiais dos fornecedores até a organização — incluindo o recebimento, o descarregamento, a estocagem, a estruturação de abastecimento e as decisões relativas ao sistema de abastecimento da empresa.

Logística outbound

Já a logística outbound engloba as mesmas atividades, mas saindo da empresa e indo para a clientela. Afinal, depois de produzidos, os bens precisam chegar ao consumidor final. Isso deve ser feito de forma eficiente nos custos, ao mesmo tempo em que satisfaz as expectativas em relação ao serviço prestado e à disponibilidade do produto.

Essa operação deve cuidar, então, da distribuição de mercadorias prontas. Para isso, requer a criação de planejamentos de rotas, a contratação de operadores logísticos, o monitoramento de entregas e o planejamento de trocas e devoluções.

Ou seja, se o inbound é “de fora para dentro” da empresa, o outbound é “de dentro para fora” da empresa.

Logística integrada

A integração da cadeia de suprimentos é essencial para que os processos de logística inbound e outbound sejam sincronizados. Assim, haverá tempos de resposta menores, ao mesmo tempo em que o compartilhamento de espaços físicos, a cooperação entre gestores e a busca por resultados serão facilitados.

Com isso, aumenta-se a colaboração com fornecedores, melhora-se o uso da capacidade, diminui-se o custo e aperfeiçoa-se a rastreabilidade em todo o fluxo. Assim, a empresa se torna capaz de melhorar sua eficiência e aumentar suas vendas, enquanto aprimora os relacionamentos e o atendimento ao cliente.

A logística integrada proporciona o controle sobre o movimento de produtos e processos. Dessa forma, um gestor pode acompanhar um fluxo de venda desde o momento em que os produtos são liberados pelo fornecedor até a entrega ao cliente final.

Como o foco abrange não apenas atividades logísticas, passa a existir sofisticação e otimização de rotinas de trabalho ao longo de toda a cadeia. Isso, em geral, favorece a produtividade, reduz os custos ao longo da cadeia, aumenta a lucratividade, cria valor e intensifica a vantagem competitiva.

Ao aplicar esses conceitos, a organização passa a:

  • ter maior giro de estoque;

  • racionalizar os recursos;

  • simplificar o fluxo de informações;

  • evitar faltas de itens;

  • dar mais estabilidade às entregas.

Essa melhoria contínua da cadeia de suprimentos ajuda a empresa a manter seu dinamismo e sua competitividade. E isso é bastante importante em momentos de crise, que requerem um uso mais racional dos recursos disponíveis.

Em outras palavras, esse conceito é uma evolução da forma como a logística é administrada: ao gerenciar e monitorar outros processos dentro de uma cadeia de suprimentos, a equipe pode acompanhar todo o caminho logístico e, assim, oferecer mais valor ao cliente final.

Agora que você já conhece os conceitos de logística inbound e outbound, entenda por que automatizar esses processos é tão importante.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.