Inteligência geográfica: o que minha empresa está perdendo ao não usar?


Inteligência Geográfica é o campo de estudo que leva em consideração a observação de características, atividades e eventos e como estão espacialmente distribuídos. Por isso, tem potencial de transformar a maneira como uma empresa faz negócios e, nas últimas décadas, vem sendo usada tanto por startups quanto por indústrias já estabelecidas na obtenção de melhores resultados.

A ciência reúne um poderoso conjunto de ferramentas de análise espacial, que oferece perspectiva aos negócios. Com auxílio de Sistemas de Inteligência Geográfica (SIG), companhias podem obter uma visão ampla da tomada de decisões, combinando informação de múltiplas origens com visualização cartográfica. É possível então determinar metodologias e táticas operacionais eficientes na criação de oportunidades ou expansão de iniciativas já consolidadas.

Descubra o que sua empresa está perdendo ao não utilizar estratégias de Inteligência Geográfica:

A oportunidade de conhecer o perfil dos clientes

Aprendemos com Inteligência Geográfica nos últimos anos que a localização de um indivíduo, família ou negócio desempenha papel fundamental na previsão de seu comportamento. Partindo da análise de informações de bases de dados e estatísticas censitárias, é possível determinar o quadrante de características demográficas de uma área ou local.

Esse perfil permite identificar com precisão as peculiaridades de uma região e seus moradores, bem como sua faixa de renda e hábitos. Sistemas de Inteligência Geográfica dispõem de ferramentas quantitativas que tornam a compreensão desses dados menos complexa.

O conhecimento pode ser utilizado para melhorar os pontos de contato entre empresa e cliente e aumentar o desempenho dos produtos e serviços oferecidos, ajudando a criar uma relação mutuamente benéfica.

A chance de encontrar oportunidades de negócio melhores

A partir da previsão das características de um bairro ou cidade, a análise de Inteligência Geográfica é usada para antecipar o comportamento potencial de um segmento. Tais previsões comportamentais podem ser feitas com base no presente e projetadas para o futuro, o que é central na tomada de decisões em seu negócio.

Esse tipo de leitura vai determinar a hora de abrir uma nova filial ou a localização certa para um empreendimento imobiliário de sucesso, além de auxiliar times de marketing no desenho de estratégias específicas para ampliar o alcance da sua marca.

O entendimento da mecânica na decisão de compra

A localização também desempenha um papel importante no momento da decisão de compra. Padrões meteorológicos, por exemplo, tornam possível ditar quando uma compra é mais provável.

A mecânica da compra também é bastante influenciada pela localização: áreas mais urbanizadas, por exemplo, tendem a formar polos de consumo de nicho. A Inteligência Geográfica possibilita ao seu negócio compreender melhor a vocação de uma determinada região e dá a chance de explorar melhor esses mercados.

A possibilidade de construir conhecimento para o futuro

Todos os aspectos explorados aqui têm uma coisa em comum: eles são relevantes na construção de conhecimento mercadológico. A Inteligência Geográfica é o fator-chave para entender informações conhecidas e inferir dados para o crescimento da organização.

Enquanto esse conhecimento for subutilizado, sua empresa está deixando de ganhar novos mercados por inação.

Muitas companhias já sabem da importância de utilizar Inteligência Geográfica na hora de fazer negócios, mas não fazem ideia de por onde começar. Que tal potencializar seus resultados com auxílio da geografia? Entre em contato agora mesmo e descubra o que a Maplink pode fazer pela sua empresa.

andrezza.vieira
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