Como elaborar um planejamento estratégico de logística?


Contar com um planejamento estratégico de logística bem arquitetado é fundamental para o negócio. Ele é o instrumento responsável por dar vazão ao estoque com eficiência e otimizar a relação fornecedor-cliente de ponta a ponta, reduzindo custos e satisfazendo o consumidor.  

Quer aprender a construir um planejamento estratégico de logística sem dores de cabeça? Acompanhe o passo a passo abaixo: 

Passo 1: encontre o lugar certo para seu Centro de Distribuição

Para que seu planejamento logístico comece com o pé direito, é necessário escolher estrategicamente a localização de seu Centro de Distribuição, de modo que ele consiga influenciar de maneira positiva o custo do frete. A ideia é escolhê-lo tendo em vista a otimização de rotas e o estabelecimento de parcerias.

Como a infraestrutura é uma parte significativa dos custos envolvidos no frete, utilizar inteligência geográfica na detecção do lugar perfeito para instalar seu armazém ajuda a reduzir os riscos.

Passo 2: use um software para simplificar o manejo de estoque e de distribuição de rotas

Automatizar a administração do seu estoque com o uso de um software específico faz parte de um planejamento estratégico de logística bem orquestrado. Desde o momento em que os produtos chegam ao seu armazém até a hora em que saem para entrega, eles precisam ser rastreáveis — então realizar a automação de seu catálogo (integrando estoque, distribuição e vendas) ajuda a otimizar custos.

Faça de seu setor de logística uma das engrenagens mais inteligentes de suas operações com rotas automatizadas, que priorizam a economia de combustível sem desconsiderar o prazo estabelecido para as entregas. Distribua visitas de forma estratégica e use melhor sua frota com toda a informação consolidada em um único painel de controle.

Passo 3: capacite sua mão de obra para as ferramentas escolhidas

Uma previsão pertinente, que muita gente esquece de incluir em seu planejamento logístico, é a capacitação do seu time. Não adianta modernizar os processos de armazenagem, organização e distribuição se sua equipe tem dificuldade de lidar com os softwares escolhidos para lidar com a integração.

Destine tempo e recursos no treinamento de seus funcionários e certifique-se de que as ferramentas escolhidas oferecem suporte.

Passo 4: mire em bom atendimento, ganhe satisfação

Dois indicadores fundamentais da saúde de seu negócio estão na forma como ele se relaciona com os consumidores e na percepção que eles tiram disso. Um bom atendimento é motor da satisfação e deve fazer parte dos esforços de sua empresa na entrega dos melhores resultados. Transparência, disponibilidade, suporte e um empenho em superar as expectativas do cliente precisam ser prioridades.

Oferecer ferramentas para que seus clientes tenham acesso ao posicionamento de encomendas com informação em tempo real é não só investir em atendimento , mas também em competitividade, já que qualifica o serviço prestado.

Agora que você conhece todos os passos envolvidos na elaboração do planejamento estratégico de logística, que tal continuar aprendendo? Siga a Maplink no Facebook, no Linkedin e no Twitter para receber nosso conteúdo em primeira mão!

andrezza.vieira
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