Logística reversa: entenda quais KPIs precisam ser medidos


A logística reversa vem revolucionando a cadeia de suprimentos de empresas dos mais diversos segmentos, resultando em redução de custos, aumento de eficiência e melhoria da imagem da empresa frente ao consumidor. É um processo de grande relevância para quem quer se diferenciar no mercado.

Entretanto, para que as transformações propostas pela logística reversa possam gerar melhorias contínuas, é preciso garantir a constante avaliação de resultados por meio da utilização eficaz dos Key Performance Indicators (KPIs), ou seja, dos indicadores-chave de desempenho.

Acompanhe neste artigo quais são as principais métricas a serem adotadas e acompanhadas na sua empresa, e saiba como as soluções tecnológicas podem auxiliar nessas tarefas.

O que são KPIs e quais devem ser aplicados na logística reversa?

Key Performance Indicators é um termo usado para definir o conjunto de medidas quantificáveis utilizadas por uma empresa para acompanhar seus resultados e verificar se as estratégias propostas no planejamento estratégico estão atingindo o objetivo pretendido.

Ao contar com dados precisos sobre o desempenho da organização, os gestores podem encontrar formas mais efetivas de otimizar as ações e promover o crescimento contínuo do negócio, reduzindo custos e melhorando o aproveitamento de recursos.

De uma forma geral, os indicadores de desempenho para logística e transporte procuram refletir o alcance das operações relacionadas aos custos logísticos, ao aproveitamento dos veículos ou à quantidade de erros no envio das mercadorias (dentre outros).

No entanto, quando se trata da logística reversa, é preciso considerar métricas capazes de oferecer informações sobre questões bastante específicas, incluindo a satisfação dos clientes, a duração do ciclo logístico e o total de reparos ou devoluções de produtos.

Seguem os principais KPIs a serem aplicados em logística reversa:

- custos logísticos relacionados à devolução, à troca ou ao reparo de produtos entregues;

- total de produtos entregues devolvidos, trocados ou reparados;

- tempo necessário para fazer a devolução, a troca ou o reparo de produtos;

- distância percorrida para fazer a devolução ou a troca de produtos;

- percentual de produtos devolvidos, trocados ou reparados em relação ao volume total de vendas;

- quantidade de defeitos em novos produtos;

- total de lixo produzido;

- total de material reciclável ou reaproveitável encaminhado para os processos adequados;

- níveis de energia utilizados no ciclo logístico.

 Para garantir que a obtenção desses dados seja a mais eficiente possível, permitindo o conhecimento e o aprimoramento dos processos de logística reversa, o uso qualificado da tecnologia torna-se um imperativo, ainda mais quando falamos de empresas comprometidas com a sustentabilidade dos negócios e da sociedade.

Como a tecnologia otimiza a obtenção desses dados?

automação dos processos logísticos é uma realidade inegável, inclusive quando se trata da avaliação de desempenho aplicada à logística reversa.

Por meio da utilização de programas, aplicativos e outras soluções tecnológicas, os gestores podem efetivar a integração entre todas as operações, facilitando a troca de informações e agilizando a realização das tarefas.

O acompanhamento do roteiro de entregas com o uso de ferramentas de rastreamento, por exemplo, facilita a resolução de problemas e diminui o índice de reclamação dos consumidores em relação aos produtos e serviços da empresa.

Dessa forma, o investimento em tecnologia para dar suporte à inteligência de métricas permite que os gestores saibam exatamente o que precisa ser feito para adequar os processos e promover a eficiência de todas as operações logísticas.

Acompanhar as principais tendências em logística e automação é fundamental para garantir que sua empresa aproveite todas as oportunidades de crescimento oferecidas pelo mercado.

Então, assine a nossa newsletter e receba um conteúdo altamente qualificado sobre logística reversa, novas tecnologias, otimização de processos, redução de custos e outras temáticas essenciais no cenário empresarial atual.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.