Conheça 5 indicadores de desempenho para logística e transporte


Os indicadores de desempenho, também chamados de KPIs, podem ser considerados como uma ferramenta de gestão, que auxilia o gestor na avaliação dos resultados de seus processos. Por meio deles, é possível realizar um comparativo entre o real x planejado, além de analisar se os recursos e esforços empregados em uma atividade são suficientes para alcançar os objetivos.

No artigo de hoje, vamos falar especificamente sobre indicadores para a logística e transporte e o que cada um deles representa. Continue com a leitura e confira agora mesmo!

Nível de serviço de entregas

Esse indicador é utilizado para avaliar qual é o percentual de entregas realizadas dentro do prazo, considerando o total de pedidos que foram enviados. Quando esse número está aquém do esperado, quer dizer que existe algum problema com o transporte — como planejamento de rotas ineficiente e falta de comprometimento do motorista, por exemplo — que precisa ser identificado e corrigido.

É importante acompanhar esse indicador, pois esse serviço está diretamente ligado ao cliente e causa impactos na satisfação dele com relação à empresa.

Índice de aproveitamento da capacidade do veículo

Em alguns casos, é comum liberar o veículo para entrega sem que ele tenha atingido sua capacidade total de carregamento. Normalmente, quando isso ocorre é devido à falta de produtos para completar a ocupação — e aguardar mais pedidos poderia comprometer o prazo acordado com os clientes.

Porém, é preciso ter em mente que essa ociosidade gera um custo, mesmo que invisível. Em outras palavras, em médio e longo prazo, somando todos os índices de mal aproveitamento, pode-se perceber que os espaços vazios somam o equivalente a um veículo, ou mais, que poderia ser aproveitado para entregas que não foram realizadas.

Custos da logística e transporte

O acompanhamento de custos é fundamental em qualquer atividade e não é diferente com a logística e transporte. Nesse caso, especificamente, sabemos que um dos maiores custos que uma empresa possui está relacionado ao frete — em decorrência do gasto com combustível e pneus.

Avaliar a evolução desses custos é necessário para avaliar seus impactos no faturamento e identificar meios de reduzi-los. Dentre alguns custos que podem ser acompanhados, estão:

  • Custo de frete por produto;
  • Custo de frete por cliente;
  • Custo de frete por km rodado;
  • Custo de trocas e devoluções;
  • Custo do veículo parado, aguardando carga;
  • Custo de avarias e extravios.

Percentual de envio de pedidos errados

Apesar de ser uma prática prejudicial para o negócio, eventualmente pode acontecer de pedidos serem enviados trocados ou errados. Porém, isso também impacta na satisfação do cliente e ainda gera um custo para a empresa — de coleta, separação e reenvio.

É importante acompanhar esse número, pois quando ele está acima do que é considerado aceitável, é necessário avaliar os processos em busca das principais causas desses erros. Assim, se obtém as informações necessárias para corrigir os problemas e otimizar essa atividade.

Lead time do pedido

O lead time do pedido pode ser considerado como o tempo total que um pedido leva para ser finalizado, desde o momento em que ele é inserido no sistema pelo vendedor, até a hora em que é entregue para o cliente. A importância de acompanhar esse indicador se dá pelo fato de que, muitas vezes os atrasos são considerados problemas no transporte, quando, na verdade, essa é apenas uma etapa.

Ou seja, ele ajuda a visualizar até que ponto o gargalo está na distribuição, ou se ele é provocado por problemas nos processos internos — como a demora na emissão dos documentos ou consolidação da carga, por exemplo. Com esse indicador é possível saber qual é o tempo médio de cada etapa e qual delas precisa de melhorias.

Esses são apenas alguns dos indicadores de logística e transporte que uma empresa pode acompanhar para analisar e poder aprimorar sua gestão. Para que esse acompanhamento seja ainda mais eficiente, o ideal é elaborar KPIs que estejam relacionados à estratégia empresarial.

O que achou desse artigo? Suas dúvidas a respeito dos indicadores de desempenho foram esclarecidas? Comente e compartilhe suas opiniões conosco!

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.