Como identificar novos clientes usando a geolocalização?


O avanço da tecnologia permitiu que um recurso em especial começasse a ser utilizado pelos negócios: a geolocalização. Utilizando informações sobre a localização do cliente, as empresas conseguem fazer um melhor planejamento logístico e de impacto ao consumidor.

Esse recurso, inclusive, pode ser utilizado para identificar novos clientes de uma maneira em geral. Utilizado da maneira certa, ele pode gerar novas vendas para o negócio, melhorando seus resultados. Veja a seguir como identificar novos clientes com essa possibilidade:

Explore a versatilidade de soluções

Em primeiro lugar, é preciso entender que o uso da geolocalização é bastante versátil. Há diversos equipamentos, dispositivos e ferramentas que utilizam esse tipo de serviço, de modo que é possível atingir o cliente de diferentes formas.

Um estabelecimento físico, por exemplo, pode utilizar a proximidade física do cliente e seu dispositivo móvel para realizar algum tipo de campanha de marketing. Enquanto isso, negócios do tipo B2B podem utilizar recursos como plataformas específicas para saber onde seus clientes estão, assim como para acompanhar seus processos logísticos.

Gere vendas de oportunidade

A geolocalização permite que seja possível gerar vendas de oportunidade. Se você monitora a localização do cliente e faz uma oferta que seja condizente com a sua localização, suas chances de conquistar a venda aumentam.

Um exemplo é o caso de uma loja que está em um shopping. Ao usar a geolocalização, ela pode enviar ofertas para clientes que estão no lugar ou próximo dele.

Já para negócios B2B, é possível enviar ofertas que sejam mais convenientes para possíveis clientes cuja localização faça sentido para o negócio. Ao se oferecer como um fornecedor local, há um possível ganho de competitividade e de preferência para o seu negócio.

Use a inteligência geográfica a favor da definição de perfis

A inteligência geográfica oferecida pela geolocalização também pode servir para definir perfis mais facilmente. É o caso de fazer uma análise de vendas passadas e cruzar essa informação com a localização dos clientes.

A partir daí, é possível entender melhor o comportamento de cada região, traçando um perfil de consumo. Isso ajuda na identificação de clientes porque é possível encontrar possíveis novos consumidores que se encaixem em cada perfil regional.

Então, a empresa pode agir de maneira focada e mais assertiva, fazendo uma oferta que tem mais chances de ser aceita.

Use a geolocalização para facilitar a classificação de prospects

Outra questão a ser considerada é que a geolocalização é capaz de facilitar a classificação dos prospects de uma maneira geral. Ao entrar em contato com um possível cliente, por exemplo, a empresa pode usar a sua localização para prever as chances de ele fechar negócio ou para antecipar os desafios de realizar um fornecimento de produtos.

Isso permite que a empresa foque seus esforços em identificar clientes mais vantajosos para o negócio e que podem ser atendidos de maneira mais eficiente. Dentro do contexto de compra, é uma forma de impactar mais facilmente os clientes que estejam mais próximos do estabelecimento.

A geolocalização pode ser usada por meio de diferentes recursos para identificar novos clientes. Além de servir ao planejamento e identificação de perfis, também pode funcionar para a segmentação e classificação de oportunidades, assim como para impactar clientes durante o processo de compra.

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andrezza.vieira
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