Entenda a importância da localização geográfica para o sucesso do negócio


Gerir uma empresa é tarefa árdua e que requer atenção. Antes de qualquer atitude ser tomada, é importante saber onde seu empreendimento deve se localizar.

A escolha de um local errado para trabalhar, pode colocar um diretor empresarial em maus lençóis, já que diversos fatores influenciam em sua obtenção de resultados.

Leia o post de hoje e entenda a importância da localização geográfica para o sucesso do negócio.

Porque a localização geográfica é importante

Para obter bons resultados em uma gestão empresarial, não basta apenas ter uma boa metologia de trabalho. Muitos se esquecem, mas a localização de um empreendimento está diretamente relacionada ao seu desempenho.

Antes de escolhê-la, um diretor precisa conhecer a natureza de sua estrutura empresarial, quem são seus clientes e quais fornecedores devem ser seus aliados em sua jornada rumo ao sucesso.

Veja abaixo alguns critérios para levar em consideração ao escolher a localização geográfica de seu negócio:

Acessibilidade

A acessibilidade é um tema muito discutido hoje em dia. Não adianta ter uma loja moderna e que ofereça produtos de qualidade, se seus clientes não conseguem acessá-la de maneira eficaz.

Se seus consumidores precisam deslocar-se por várias rotas para encontrar seu empreendimento, algo está errado e precisa ser mudado o quanto antes.

Lembre-se também escolher um local em que todos possam acessar via transportes públicos.

Incentivos fiscais

Alguns diretores utilizam os incentivos fiscais como o primeiro critério na hora de escolher a localização de seu negócio, já que eles influenciam diretamente em suas cadeias produtivas.

Isso acontece, pois, alguns municípios e estados oferecem reduções e isenções de alíquotas em relação aos impostos cobrados.

Em resumo, ao gastar menos dinheiro em impostos, uma empresa consegue arrecadar mais dinheiro para, por exemplo, comprar novos equipamentos e ampliar sua planta de trabalho

Essas atitudes geram o aumento de produtividade em uma estrutura empresarial, portanto, analise os incentivos fiscais que sua empresa pode obter ao escolher corretamente sua localização geográfica.

Mão de obra

Toda empresa que quer melhorar sua obtenção de resultados, precisa de uma equipe de trabalho bem qualificada.

Imagine ter contratar colaboradores em outro município para suprir sua demanda de serviço. Além disso, pense nos recursos financeiros e no tempo gastos nesse processo.

Pois então, antes de escolher a localização da empresa, é necessário saber se a região escolhida oferece a quantidade e a qualidade de mão de obra que seu negócio necessita.

Regras de zoneamento

Cada município possui uma legislação própria para o uso e ocupação do solo. Como consequência disso, certos locais não podem abrigar grandes fábricas ou construções.

Um bom diretor, antes de escolher a localização geográfica de seu negócio, avalia cada uma das oportunidades disponíveis.

Para conseguir o alvará de funcionamento, seu empreendimento precisa estar dentro das especificidades encontradas nessas leis, logo, não se esqueça de cumpri-las.

Finalidade da unidade

Independentemente de seu campo de atuação, uma empresa precisa se localizar perto de seu mercado consumidor.

Além de poder oferecer um valor de frete de entrega mais barato, esse empreendimento sempre terá sua marca em contato com seus consumidores, pois, esses podem, por exemplo, passar em frente suas instalações enquanto vão ao trabalho ou ao shopping.

Dessa forma, sua empresa fica mais conhecida e consegue oferecer melhores oportunidades de compra aos seus clientes.

Análise de público-alvo

Atrair e fidelizar novos clientes é o que todo empreendedor deseja, não é mesmo? Para que isso aconteça, é necessário encontrar uma localização geográfica para sua empresa com sabedoria.

De nada adianta construir seu empreendimento em um local em que seu público-alvo não esteja presente. Portanto, antes de tomar qualquer atitude, analise e descubra onde se encontram os clientes que sua empresa deseja atender.

Concorrência

A livre concorrência é algo vital para o funcionamento do mercado consumidor atualmente. Antes de escolher a localização geográfica para o sucesso do negócio, avalie quais são os futuros concorrentes que sua empresa pode enfrentar em cada localidade.

Procure por outras localidades quando existirem vários empreendedores que atuam em seu ramo de trabalho ou caso o mercado já esteja dominado por outra empresa.

E então, você entendeu a importância da localização geográfica para o sucesso do negócio? Leia esse outro texto e aprenda como identificar novos clientes usando a geolocalização!

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.