Entenda as vantagens da logística integrada antes dos concorrentes


A logística conseguiu ultrapassar o nível operacional, se estendendo à gestão estratégica dos negócios. Afinal, diante dos desafios do mercado, é preciso buscar soluções inovadoras e novas formas de gerenciar os processos logísticos.

Um ótimo exemplo é a logística integrada, que consiste em uma nova abordagem das operações logísticas. Sua utilização pode proporcionar um grande diferencial competitivo e está conquistando um espaço cada vez maior nas empresas do mercado. 

Se deseja estar à frente da concorrência, entenda melhor sobre esse conceito neste post!

O que é logística integrada?

Um sistema de visão ampla sobre a gestão logística, com diferentes setores trabalhando em conjunto. Seu objetivo é estimular a interatividade e a união entre todas as etapas da cadeia de suprimentos.

A logística integrada está presente desde o chão de fábrica até o pós-venda. É essencial que o gestor possua uma visão holística, de que cada parte influencia no resultado do todo. Para que isso seja possível, é necessária a implementação de um sistema que favoreça a comunicação e permita o compartilhamento das informações em tempo real.

Quais são suas vantagens?

Se bem-sucedida, a logística integrada traz uma série de benefícios para o negócio. Entenda algumas das principais:

Redução de custos operacionais

Na logística integrada, o fluxo contínuo de informações evita gastos desnecessários. Ela diminui a ocorrência de erros e evita retrabalhos. Assim, as despesas diminuem e esse capital pode ser investido em outras atividades, como a utilização de novas tecnologias, a aquisição de equipamentos mais avançados ou até mesmo a criação de produtos exclusivos.

Controle sobre os fluxos

A integração entre todas as áreas e setores envolvidos nos processos logísticos possibilita ao gestor um acompanhamento de todo o fluxo de vendas. Dessa forma, as mudanças ou imprevistos podem ser menos prejudiciais ao andamento das operações, otimizando tempo e recursos. Diferente da concorrência que, sem a logística integrada, ainda opera os setores de maneira unitária.

Agilidade nos processos

Uma comunicação mais eficaz, com compartilhamento de informações em tempo real, resulta em processos mais ágeis. Além disso, as tomadas de decisões também se tornam mais rápidas e certeiras, uma vez que o gestor dispõe de uma base de informações concretas e pertinentes. O negócio passa a responder às mudanças do mercado muito antes dos concorrentes, uma ótima estratégia competitiva.

Satisfação do cliente

Todas as vantagens internas da logística integrada se refletem na percepção do cliente, que recebe produtos/serviços com uma qualidade muito superior. O resultado de uma boa oferta ao consumidor, com benefícios sólidos e preços justos é a criação de valor. Assim, a empresa passa a ser reconhecida pelo seu diferencial.

Ou seja, ao integrar as operações logísticas, a empresa consegue otimizar todas as etapas ao longo da supply chain. Essas melhorias conferem maior vantagem competitiva, pois permitem uma diferenciação do serviço prestado.

Enfim, a logística integrada tem se mostrado um ótimo investimento e a tendência é que ela se torne cada vez mais utilizada no ramo empresarial. Portanto, uma dica para quem quer ser se destacar no mercado é começar a planejar a implementação desse novo conceito logístico desde já.

Agora que você conhece as vantagens da logística integrada, aproveite para conferir os 5 benefícios de utilizar um sistema de gestão de frotas!

 

 

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.