Por que você precisa de inteligência competitiva para vender mais?


Não é difícil entender a importância da Inteligência Competitiva (IC) no atual ambiente mercadológico. A concorrência torna-se cada dia mais acirrada e não é fácil diferenciar produtos e serviços apenas com base em seus atributos racionais

Nesse contexto, para conseguir se destacar, as empresas precisam buscar mais conhecimentos, reunir informações que ajudem a equipe a melhor entender o comportamento do mercado e do consumidor. É a partir daí que novas oportunidades podem ser detectadas.

Interessado em saber como isso funciona na prática? Então continue a leitura deste post, porque vamos explicar como a IC tem ajudado as empresas a chegarem em estratégias mais acertadas para o seu negócio.

Para que serve a Inteligência Competitiva?

De modo simplificado, podemos dizer que o objetivo de um projeto de IC é oferecer subsídios para a tomada de decisão da empresa. A meta é fazer com que a operação tenha mais condições para buscar diferenciais no atual ambiente competitivo.

Atenção, pois não se trata apenas de uma análise mais aprofundada da concorrência. Esse tipo de levantamento faz parte do projeto de IC, mas ele é mais abrangente. Também reúne um volume maior de informações sobre diversos assuntos e tem um caráter sistemático.

Não vamos entrar em detalhes sobre como a IC tem sido empregada no dia a dia (o uso é cada dia mais diversificado), porém nos interessa entender o conceito: estamos nos referindo a uma estratégia que ajuda as operações a se posicionarem melhor diante das demandas do mercado.

Como funciona o projeto?

Em termos mais básicos, um projeto de IC terá quatro etapas: planejamento, coleta, análise e disseminação.

Cada empresa deve definir, de acordo com suas condições e, claro, necessidades, a melhor estrutura para organizar o trabalho, mas é fundamental designar a área ou o profissional que responderá pela liderança do projeto.

Reside aí a importância do planejamento. É nessa fase que se estabelece o que será monitorado, durante quanto tempo e com quais objetivos. Importante ter em mente que, na fase de coleta, é primordial que se atue com diversas fontes de informações.

Esse é um diferencial importante do projetos de IC. Quanto mais abrangente a base de dados, melhor, uma vez que o objetivo é obter um levantamento completo da situação enfrentada pela empresa nos ambientes interno e externo.

Como fazer a implantação?

Hoje as empresas dispõem de consultorias especializadas em IC e também podem contar com softwares específicos para o suporte de projetos nessa área. Tanto é que, diferentemente do que ocorria no passado, projetos desse tipo não estão mais restritos às empresas de grande porte.

Mais do que a metodologia, o que interessa é reconhecer a importância de apoiar a tomada de decisão com base em informações mais qualificadas a respeito do mercado e do comportamento do consumidor, e não em meras suposições ou levantamentos superficiais.

É nesse contexto que, em termos de ferramentas disponíveis, podemos destacar os serviços de geolocalização. Eles são importantes para garantir que a empresa faça um acompanhamento mais realista sobre o comportamento do cliente.

A diferença aqui é entender que a captação dos dados em tempo real torna o projeto muito mais rico, por exemplo, do que se fosse feito com base numa pesquisa de mercado ou mesmo nas informações levantadas pela equipe, de maneira informal.

Não é muito difícil indicar as vantagens que podem ser obtidas pela empresa que consegue aplicar mais inteligência no uso das informações. Na área de vendas, por exemplo, ganha-se muito em produtividade quando o trabalho da equipe concentra-se em regiões, comprovadamente, de maior potencial de vendas.

Esse é um dos benefícios do uso da geolocalização e uma das formas que o conceito tem sido empregado, na prática, nos projetos de Inteligência Competitiva.

Gostou do post? Entendeu melhor como o uso de dados pode ajudar a sua empresa? Então, leia também o nosso artigo sobre a relação entre geolocalização e marketing de relacionamento.

andrezza.vieira
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