Gestão de frotas: 5 passos para torná-la eficiente


Um fator importante que pode determinar a longevidade de empresas que dependem de veículos corporativos é uma gestão de frotas eficiente. Manter um controle inteligente ajuda os gestores a reduzir custos, ampliar as receitas e potencializar significativamente o nível de satisfação dos clientes.

Neste post, mostraremos como você pode gerenciar sua frota de forma adequada, lançando mão das melhores práticas e recursos hoje disponíveis no mercado. Então, siga em frente e boa leitura!

1. Mantenha a manutenção em dia

Segundo Mário Dario, autor do livro Práticas, indicadores e custos na gestão de pneus: estudo em uma empresa de transportes, os 3 maiores custos operacionais na gestão de frotas são:

  • manutenção dos veículos;
  • pneus;
  • combustível.

Despesas com a manutenção do veículo e pneus podem chegar a 20% dos custos operacionais das empresas do ramo. A ausência de cuidados adequados aos automóveis pode resultar em:

  • desgaste acelerado de peças e pneus;
  • uso excessivo de mão de obra na oficina;
  • aumento no tempo de veículos parados;
  • riscos à segurança;
  • redução da vida útil de veículos e pneus.

Consequentemente, haverá aumento dos custos, redução da receita e perda de clientes. Portanto, é importante que a frota tenha alta disponibilidade, com veículos sempre prontos para serem usados, em qualquer lugar.

Por isso, garanta que a frota tenha um programa de manutenção regular.

2. Fique atento ao consumo de combustível

As despesas com combustível podem girar em torno dos 35% dos custos operacionais da frota. Afinal, é esse líquido precioso que fará seus veículos chegarem ao seu destino.

Você possui um registro detalhado sobre o consumo da frota? Essa prática é essencial. Caso seja constatado que algum veículo tem um gasto além do normal, investigue as causas, entre elas, pneus murchos, excesso de peso e filtro de ar entupido.

Além disso, liste os fornecedores que apresentam o melhor custo-benefício e trace as melhores rotas para as viagens.

3. Treine seus motoristas

Os aspectos mencionados estão estreitamente relacionados ao modo como o motorista dirige. Assim, quanto melhor a condução dos veículos e mais adequadas forem as operações de manutenção, menores serão os custos operacionais — e é isso o que busca uma gestão de frotas eficiente.

O objetivo do treinamento dos motoristas é conscientizá-los sobre a importância de otimizar o tempo das viagens, aprimorar práticas de direção — relacionadas à segurança, questões técnicas e legislativas — e melhorar a qualidade na prestação de serviços.

4. Controle de custo por viagem

Empresas que não possuem um controle preciso dos custos das viagens realizadas por sua frota perdem a noção de suas despesas e da margem de lucro, e podem estar sofrendo grandes prejuízos.

Por meio desse gerenciamento, as organizações conseguem especificar os custos fixos e variáveis por rota e por veículos. Isso será muito útil para escolher os melhores trajetos e identificar motoristas ou automóveis que apresentem problemas na produtividade.

5. Monitoramento em tempo real da localização dos veículos

Diante de todos os fatores abordados, percebemos que é indispensável o uso de uma ferramenta avançada de gerenciamento.

Implantar recursos tecnológicos tem um impacto direto no relacionamento com o cliente, uma vez que, ao valer-se da tecnologia, o gestor consegue reduzir custos, abrindo margem para boas negociações.

Existem, por exemplo, sistemas de geolocalização, que monitoram o trajeto realizado pela frota, dando à empresa informações sobre os veículos em tempo real. Esses dados são muito valiosos para orientar os condutores e para gestores ampliarem a visão do seu negócio com inteligência geográfica, ajudando-os a superar as dificuldades de logística em sua empresa.

Essa tecnologia permite ainda aprimorar a interação com o cliente, uma vez que é possível rastrear as entregas, notificando os usuários com precisão sobre os produtos comprados.

Esperamos que estes passos levem você em direção a uma gestão de frota eficiente, otimizando seus processos de logística e de entrega e aprimorando o relacionamento com seus clientes!

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