7 tendências de logística que sua empresa deve acompanhar


A logística vem passando por muitas transformações ao longo dos anos e isso se deve especialmente às mudanças nas formas de consumo e ao uso de tecnologias. Como os clientes estão cada vez mais refinando as suas necessidades, essa área deve acompanhar essas modificações.

É nesse cenário que surgem as tendências de logística, e o esperado é que elas se tornem cada vez mais presentes ao longo dos próximos anos. Pensando nisso, veja 7 delas, que a sua empresa não pode deixar de acompanhar:

Verticalização da cadeia

Se, por um lado, a terceirização ganhou força nos últimos temos, a verticalização da cadeia logística vem sendo desenhada como uma das tendências.

Ela consiste, basicamente, no fato de que a empresa fornecerá internamente tudo o que puder, desde a mão de obra até a entrega em si, o que recebe o nome de fullcommerce.

O objetivo é garantir maior controle operacional e melhores níveis de qualidade. Assim, o negócio consegue ter mais garantias sobre a qualidade do que chega ao cliente e também economizar.

Um exemplo de empresa que adotou essa tendência é o Walmart, que já em 2010 passou a tomar o controle do próprio transporte.

Uso de inteligência geográfica

Ser competitivo nunca foi tão importante e, por isso, uma das tendências logísticas consiste no uso de inteligência geográfica. Por meio do geomarketing, é possível entender o padrão de consumo em determinadas áreas, ajustando a atuação para atender a essas necessidades.

Outra possibilidade é o uso da geolocalização em geral, como para fazer o monitoramento de entregas e de cumprimento de rotas. Isso diminui atrasos e erros e melhora a eficiência da cadeia.

Utilização de drones

Embora seu uso seja polêmico, os drones estão ganhando cada vez mais espaço. A Amazon, por exemplo, tem utilizado esse recurso para fazer entregas dentro de determinadas áreas e para certos produtos. Isso garante que eles cheguem de maneira segura e rápida ao destino, além de colaborar para a redução de custos.

Fortalecimento do omnichannel

integração entre online e offline é cada vez mais necessária, e é por isso que o omnichannel vem se fortalecendo dentro da logística. É o caso de quem compra online e faz a coleta na unidade mais próxima da loja, por exemplo.

É uma tendência que também aparece na forma de comprar online e buscar o produto em um posto de coleta ou em lojas específicas, conhecidas como parcel shops, tais quais lojas de conveniência.

Antecipação de entrega

Sendo cada vez mais importante agir de maneira eficiente, a antecipação de entrega é outra questão a ser considerada. Baseando-se na probabilidade de um cliente comprar determinado item, por exemplo, começa a haver a movimentação logística antes mesmo da compra e mesmo o planejamento de rota.

Assim, o produto já é separado e preparado para a entrega antes que a compra virtual se efetive. Quando ela é concluída, a entrega é mais facilitada e também mais rápida.

Entrega no mesmo dia

Outra demanda dos consumidores atuais é a entrega no mesmo dia, ou same day delivery. Se antes ela era limitada apenas para alguns tipos de negócio, hoje é cada vez mais comum que novos setores também invistam nela.

Para conseguir fazer essa entrega é necessário utilizar a inteligência geográfica e fazer uma delimitação de regiões fixas que podem receber seus pedidos no mesmo dia, novamente demonstrando a importância do geomarketing.

Uso de Big Data

Considerando tudo isso, a logística deve ser cada vez mais inteligente. Por isso, uma tendência também inclui o uso de Big Data, ou seja, de avaliação de uma grande quantidade de dados.

Ao cruzar muitas informações de inteligência geográfica com informações de vendas, por exemplo, é possível encontrar padrões por região, fazendo com que os processos sejam cada vez mais assertivos.

Essas tendências de logística focam-se principalmente no ganho de eficiência e competitividade para maximizar a satisfação dos clientes. Assim, é fundamental que a sua empresa tenha conhecimento sobre elas para ser possível aplicá-las com sucesso no cotidiano.

Você já aplica alguma delas? Comente e compartilhe suas experiências.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.