5 maneiras de fidelizar clientes por meio da geolocalização


geolocalização tem sido uma das grandes tendências do marketing digital para atrair e fidelizar clientes. Tanto que hoje já existe um termo para designar essa parceria de sucesso: geomarketing.

De maneira geral, a geolocalização consiste na identificação da localidade geográfica de um objeto que possua GPS ou outro tipo de localizador, como smartphones, tablets e notebooks. No dia a dia, ela é útil para saber informações sobre o trânsito e o transporte coletivo, a previsão do tempo ou mesmo os locais adequados para descarte de lixo, por exemplo.

Mas o que o marketing tem a ver com isso? Hoje em dia, quase todas as pessoas andam com pelo menos um desses equipamentos que possuem GPS. Imagine então conhecer a localização de seus potenciais clientes e conseguir identificar os hábitos e como eles interagem com sua marca?

Descubra a seguir como a geolocalização pode alavancar seus negócios e tornar a experiência de seus clientes bem mais interessante!

Colete informações sobre seus clientes

De onde estão acessando seu site e suas redes sociais? Que tipo de informação está sendo mais procurada? Como está o upload de fotografias e dados? Todas essas perguntas podem ser respondidas pela tecnologia de geolocalização e ajudam a traçar o perfil e os hábitos do consumidor.

Com essas informações em mãos, você poderá criar e enviar mensagens mais personalizadas aos seus clientes, de acordo com seus interesses e buscas. Você mesmo já deve ter se deparado com anúncios na internet que parecem ter adivinhado o que você precisava, não é mesmo?

Crie anúncios georeferenciados

Você pode criar anúncios e campanhas direcionados a pessoas que estão localizadas em determinada região da cidade, por exemplo. A partir de informações sobre os clientes, obtidas por meio da geolocalização, você pode enviar a eles mensagens diretas, caso estejam próximos à região do seu negócio.

Um exemplo é indicar ao cliente onde ele pode encontrar o produto ou serviço oferecido pela sua empresa mais próximo de onde ele está. Essa tem sido uma estratégia muito utilizada por redes de restaurantes e lanchonetes, por exemplo.

Rastreie pedidos

Uma boa estratégia para criar uma relação de confiança com seus clientes é utilizar a geolocalização para informar sobre a entrega de pedidos, já que os atrasos são muito comuns, por conta dos correios ou transportadoras.

Com a geolocalização, você pode enviar mensagens para seus clientes informando sobre o quão perto o produto ou serviço está de onde ele se encontra. Esse tipo de comunicação cria uma relação transparente e de confiança entre cliente e empresa.

Segmente seus clientes

A segmentação de clientes já é uma velha conhecida do marketing. Ela contribui para o envio de mensagens mais direcionadas e, consequentemente, mais eficientes. Conhecendo o perfil dos diferentes tipos de cliente, é possível elaborar uma comunicação mais eficaz.

A geolocalização possibilita que um dos critérios para a segmentação seja a própria localização de seus clientes. Isso permite que você envie mensagens e acordo com os hábitos locais e possa adequar até mesmo a linguagem a cada perfil de consumidor.

Estimule o check-in

Uma ótima maneira de divulgar seu negócio é estimulando os clientes a fazerem check-in ao utilizarem seus produtos e serviços. Isso faz com que sua empresa tenha mais visibilidade entre os usuários de redes sociais.

Você pode, por exemplo, fazer promoções e oferecer brindes a quem fizer check-in e compartilhar fotos e comentários sobre a experiência no seu estabelecimento. Essa é uma forma de estimular o famosos boca a boca, mas, nesse caso, o digital, que tem ainda mais alcance.

Se interessou pelas tecnologias de geolocalização para fidelizar clientes? Quer aplicar essa importante estratégia de marketing no seu negócio? Entre em contato conosco!

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.