3 dicas para garantir a satisfação do cliente no serviço de entrega


A modalidade de e-commerce não para de crescer e, cada vez mais clientes migram para as lojas virtuais em busca de uma alternativa comercial que atenda suas necessidades. Nesse cenário, as empresas têm uma excelente oportunidade para agradar e fidelizar esses consumidores: a qualidade do serviço de entrega.

Do que adianta a loja ter um produto de qualidade ótima, com detalhes bonitos, excelente utilidade, se o serviço de entrega deixa a desejar, com atrasos ou erros frequentes? Para evitar esse tipo de situação, confira a seguir algumas dicas de como garantir a satisfação do cliente no serviço de entrega:

Tenha cuidado com o produto

O objetivo final de uma compra online é usufruir do produto adquirido — e, para isso, é essencial que ele esteja em boas condições. Por isso, o primeiro passo para fazer um serviço de entrega exemplar é tendo cuidado com o produto. Isso quer dizer que a sua embalagem deve ser entregue intacta e o produto deve chegar ao consumidor perfeitamente, a fim de evitar a devolução ou a insatisfação.

Para garantir que a compra chegue às mãos do seu cliente em perfeito estado, seus funcionários precisam estar cientes do cuidado necessário para cada tipo de produto, como uma peça de vidro, de plástico ou simplesmente um livro. O entregador também deve ter consciência de não empilhar caixas que podem quebrar ou amassar o produto, o que tem a ver com a gestão logística da entrega.

Seja pontual no serviço de entrega

O ponto negativo de comprar por internet é a impossibilidade de sair com o produto em mãos no mesmo dia. Para compensar isso, quanto mais cedo for feita a entrega, melhor. É por isso que existem serviços de entregas no mesmo dia para clientes VIP, por exemplo.

Assim, é vital que a empresa cumpra com o que foi prometido e deixe o cliente a par de todos a localização em trânsito do produto, do momento que saiu do estoque até a chegada ao destino. A pontualidade garante a satisfação porque o cliente saberá que pode confiar na loja e realizar novamente uma compra.

Também é fundamental que a empresa monitore os produtos enviados por meio da tecnologia de geolocalização. Assim, caso dê algo errado no percurso ou aconteça alguma situação adversa, será possível avisar o cliente e minimizar os efeitos negativos desse atraso.

Colete feedback dos clientes

O que pode agregar ainda mais à loja é saber se o serviço de entrega foi um sucesso. Por isso, pedir o feedback do cliente é muito importante. A partir dele a empresa pode saber se correu tudo bem, se o produto foi entregue no prazo certo, se houve algum desentendimento, se o transportador foi rude e outros detalhes que podem influenciar para o aprimoramento do serviço.

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andrezza.vieira
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