A importância do monitoramento de entregas para otimizar operações


Tão importante quanto planejar a logística de um negócio é garantir o seu monitoramento. Afinal, ao ficar de olho nas rotas durante a entrega de cargas, é possível verificar o que está sendo executado em relação ao que foi planejado.

Isso aumenta a assertividade logística do negócio e também ajuda a garantir mais produtividade. Se quiser entender melhor como o monitoramento de entregas pode otimizar o trabalho, continue lendo e descubra os benefícios dessa prática:

Permite o planejamento de rotas

O monitoramento de entregas é fundamental para o planejamento de rotas, já que é essa tecnologia o que vai garantir que ele será seguido. Esse planejamento permite à gestão optar pela rota mais eficiente para cada entrega e, assim, otimizar o trabalho.

Favorece o controle de consumo de combustível

O acompanhamento das entregas também é importante porque favorece o controle do consumo de combustível, uma vez que, com a rota definida, é possível ter uma ideia relativamente precisa de quanto será utilizado em uma determinada entrega.

Além disso, com o monitoramento, é possível identificar se houve algum desvio, além de também observar o comportamento dos motoristas. Considerando que o uso de velocidade mais alta pode aumentar o consumo de combustível, o monitoramento é fundamental para orientar para um uso otimizado.

Aumenta a segurança do transporte

O monitoramento também ajuda a aumentar a segurança do transporte. Afinal, com um controle de geolocalização é possível saber exatamente se o veículo está seguindo por uma rota segura ou não, assim como se fez uma parada em local adequado.

Caso haja algum tipo de roubo ou interceptação criminosa, o rastreamento orienta as autoridades competentes para que haja a recuperação da carga. Além disso, o monitoramento de comportamento ajuda a evitar acidentes.

Gera melhorias na qualidade da entrega

Com o acompanhamento do processo de entregas, é possível diminuir as chances de que aconteçam atrasos. Assim, ele permite que o produto chegue o quanto antes para o cliente. Além de tudo, a garantia de segurança serve para dar mais certeza sobre a integridade de entrega. Como consequência, o cliente fica mais satisfeito com o serviço e pode ser fidelizado.

Atua para reduzir os custos operacionais

Todas as vantagens que citamos aqui, quando somadas, contribuem para que o trabalho seja otimizado também do ponto de vista financeiro. Com planejamento de rotas é possível diminuir os custos com combustível e o cuidado com a segurança evita prejuízos.

Sendo assim, o monitoramento de entregar colabora para que haja uma otimização dos custos devido ao ganho de controle. Além disso, ele também permite que a gestão atue de maneira mais rápida e dinâmica, favorecendo ainda mais os gastos do processo de entrega.

O monitoramento de entregas é importante para otimizar o trabalho porque é capaz de reduzir os custos e aumentar a qualidade, a segurança e o controle de uma maneira geral. Como resultado, a logística da empresa é mais produtiva, eficiente e competitiva.

Gostou deste conteúdo? Então nos acompanhe no LinkedIn e curta nossa página no Facebook para continuar por dentro das novidades!

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.