Como otimizar a logística de entrega para conquistar o consumidor?


A logística de entrega é um dos fatores de maior importância para a satisfação dos clientes, já que ela representa o contato mais direto entre a empresa e o consumidor. Sendo assim, mesmo que seus processos internos sejam bem estruturados, uma distribuição ineficiente poderá inutilizar todos os seus esforços.

A seguir, apresentamos algumas dicas simples (mas de peso!) para ajudar você a otimizar esse departamento da sua empresa, alcançar os melhores resultados e conquistar seus clientes!

Mapeie os processos

O mapeamento dos processos permite estudar cada atividade de ponta a ponta e em tempo real, o que facilita a identificação de falhas e suas possíveis causas. Com isso, as soluções criadas se tornam mais precisas e eficazes, contribuindo para a otimização da logística de entrega e o aprimoramento dos resultados.

Adote embalagens reforçadas

As embalagens são um ponto crucial para o transporte de qualquer produto. Sua função principal é proteger a mercadoria, para que não sofra danos durante o processo de distribuição.

Além de investir em embalagens reforçadas, é fundamental acondicionar os itens de acordo com suas características. Uma embalagem maior ou menor do que a ideal, por exemplo, pode fazer com que o conteúdo sofra avarias. Esse cuidado não dispensa, é claro, o manuseio adequado do pacote no momento da entrega.

Acompanhe indicadores-chave de desempenho

No universo empresarial contemporâneo, é impossível ignorar a aplicação dos indicadores-chave de desempenho (ou, em inglês, KPIs) como aliados poderosos de qualquer bom gestor. Isso porque eles refletem a estratégia da empresa e permitem identificar os resultados dos processos, bem como se os esforços e recursos empregados foram suficientes para alcançar as metas traçadas.

No que diz respeito à logística de entrega, esse acompanhamento inclui, por exemplo, indicadores de nível de serviço de entregas, índice de trocas e devoluções, reclamações e taxa de avarias e extravios.

Integre as equipes

A integração das equipes é essencial para garantir a sinergia entre os processos, e a comunicação pode ser o grande diferencial em uma operação. Nesse sentido, vale a pena integrar tanto os setores internos quanto os externos (envolvendo fornecedores e transportadoras, por exemplo).

Uma boa maneira de melhorar a logística de entrega e aumentar a satisfação dos consumidores é integrar a equipe de monitoramento com o SAC, repassando informações a respeito do status dos pedidos, para que os clientes possam acompanhar suas entregas em tempo real.

Invista em tecnologia

tecnologia oferece soluções que ajudam a otimizar diversas rotinas dentro das empresas. Para a logística de entrega, vale a pena investir em sistemas que aperfeiçoem o processo de distribuição, como as ferramentas de geolocalização, que permitem planejar rotas otimizadas, analisar o pontos de entrega, identificar pedágios, entre inúmeros outros benefícios.

A logística de entrega representa a última etapa de um processo de venda. Mais do que isso: é a etapa decisiva para uma empresa, em que o consumidor tem sua expectativa atendida ou frustrada. Por isso, o menor dos problemas pode ser suficiente para impactar negativamente a experiência de compra do cliente, ou até mesmo significar sua perda.

Gostou do post? Quer saber mais sobre como revolucionar a logística de entrega no seu negócio? Então não deixe de conferir 5 tecnologias que ajudam a reduzir o gasto operacional com logística!

andrezza.vieira
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