Como fazer a gestão de custos logísticos na prática?


Ao contrário do que muita gente pensa, os custos e despesas de um setor logístico vai muito além do frete, abrangendo até mesmo outras áreas da empresa. Isso significa que uma boa gestão de custos logísticosé fundamental para garantir a saúde financeira do negócio.

Mas você sabe como fazer isso?

Nesse post explicaremos a importância de se estabelecer uma boa gestão de custos para o setor de logística e como você pode fazer isso com eficiência! Confira!

Por que a gestão de custos logísticos é tão importante?

Ao fazer a gestão dos custos, os gestores passam a acompanhar mais de perto todas as ocorrências, descobrindo cada custo e despesa envolvidos nas operações. Isso gera uma oportunidade de identificação de desperdícios de recursos no setor, dando aos gestores a chance de criar e implementar um plano de redução de custos.

Como fazer a gestão de custos logísticos na prática?

Levando em consideração que os custos de logística são gerados por diversos fatores, vamos dar dicas por etapas do processo. Preparado? Vamos começar:

Custos com armazenagem

Engloba o aluguel de espaço físico, pallets, móveis, equipamentos para o manuseamento de mercadorias, contratação de mão de obra qualificada, etc.

Deve ser gerenciado de perto por um encarregado presente no local capaz de registrar cada movimento, bem como cada custo e despesa gerada.

Com essas informações em mãos, faça uma análise para descobrir oportunidades de melhorias, otimizando os processos para que os custos sejam reduzidos e diminuindo o impacto no orçamento da empresa.

Custos com transporte

Um grande erro da gestão de custos logísticos é considerar apenas o frete na hora de transportar as mercadorias, pois existem muitos outros custos invisíveis que podem impactar o orçamento no futuro próximo. Esse o caso da depreciação dos veículos, revisões, manutenções, etc.

Passe a considerar esses custos na sua gestão de logística e, também, avalie a possibilidade de terceirizar a frota para reduzir a carga de trabalho e os custos com mão de obra e veículos próprios.

Terceirizar a entrega de mercadorias para uma empresa especializada no assunto também pode contribuir para a construção de uma boa imagem para a sua empresa frente a um mercado tão concorrido.

Custo de oportunidade

Toda empresa, para executar suas operações, precisa adquirir veículos, móveis, imóveis, máquinas e equipamentos, etc. Essas aquisições envolvem dinheiro e representam grande parte do patrimônio em espécie da empresa.

Após as aquisições, esses ativos passam a ser imobilizados. Ou seja, deixam de gerar receitas com juros de investimentos que poderiam ser feitos no mercado financeiro. Isso se chama custo de oportunidade.

Nesse caso, quanto maiores forem as taxas de juros oferecidas pelo mercado financeiro, maiores serão os custos de oportunidade.

Inclua esses custos na sua gestão e avalie se as receitas geradas com o ativo imobilizado, menos as despesas, são maiores do que poderia receber em um investimento financeiro. Caso não seja, é hora de reavaliar os custos e encontrar oportunidades de tornar as operações mais lucrativas.

Custos com estoque

Investir em estoque também significa transformar dinheiro em ativo imobilizado e, além de considerar o custo de oportunidade, deve se atentar para os riscos de desvios (furtos) e perdas por acidentes causados na hora do seu manuseamento.

Para evitar que isso aconteça, tente reduzir o tempo entre a armazenagem e entrega das mercadorias, sincronizando a produção com a entrega. Assim, você acelera a rotatividade das mercadorias no estoque, sendo que muitas delas talvez nem precisem ser armazenadas, dando entrada e saída ao mesmo tempo.

Devido a muitos gastos que podem ficar escondidos, o ideal é contar com uma margem mais elástica para cobrir os custos variáveis e as urgências que podem surgir, independentemente dos modais que utiliza. Assim a sua gestão de custos logísticos fica mais fácil e eficiente de ser feita.

Gostou das dicas? Aproveite para descobrir também como reduzir os custos de frete em 5 passos!

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.