Como a geolocalização se torna uma solução de logística de e-commerce?


A geolocalização é a tecnologia que indica a posição geográfica de qualquer aparelho que acessa um determinado site. Isso significa que, por meio dela, é possível saber a localização dos visitantes da sua loja virtual, o que pode ser de bastante ajuda para o seu e-commerce.

Sabendo quão complexo é esse assunto, decidimos criar este conteúdo para explicar como a geolocalização pode se tornar uma solução para a logística de e-commerce. Acompanhe!

Mais informações do comprador

O sistema de geolocalização fornece mais detalhes sobre os consumidores, como a localidade de onde a compra está sendo realizada. A partir dessa informação, o sistema pode solicitar dados adicionais e cruzá-los com os que já tem armazenados. Assim, é possível refinar os produtos que serão exibidos ao cliente, visando oferecer exatamente aquilo que ele procura e, com isso, aumentar a taxa de conversão.

Maior impacto das campanhas de publicidade

Se você sabe exatamente os interesses do seu consumidor e de onde ele está acessando sua loja, você consegue direcionar campanhas específicas para ele. Assim, suas ações de publicidade vão impactar a pessoa certa, no momento certo, por meio do canal certo.

Imagine, por exemplo, que você está fazendo uma campanha voltada para o Rio de Janeiro para fazer uma queima de estoque e a maioria dos acessos do seu e-commerce vem do Rio Grande do Sul. Se você não monitora a origem dos seus acessos, você não faz ideia disso e seus esforços de publicidade se perdem.

Com a geolocalização, por outro lado, você poderia corrigir esse desvio e fazer campanhas direcionadas para o maior público, ou então segmentar seus anúncios e garantir que apenas quem é do Rio de Janeiro os veja. Assim, a campanha ganha em precisão e impacto, trazendo resultados melhores e reduzindo seus custos.

Além disso, a informação de onde está o seu público também pode ser usada para direcionar o SEO, escolhendo palavras-chaves relacionadas aos estados e cidades que mais acessam a sua loja virtual.

Mais segurança

Fazer o rastreamento dos seus consumidores e da origem de cada acesso pode contribuir para a segurança do seu e-commerce. Isso porque, por meio dele, é possível identificar em qual país e em qual cidade está sendo realizada a compra.

Mas por que isso é mais seguro?

Porque alguns países e cidades têm índices maiores de cartões clonados e roubados — e, infelizmente, um dos países dessa lista é o próprio Brasil. Por aqui, existem até tutoriais na internet ensinando a cometer esse crime.

Ficando de olho na origem das compras, é possível barrar essas compras fraudulentas e proteger tanto o seu e-commerce quanto os seus clientes. Além de isso favorecer a logística do e-commerce, reduzindo gastos para a empresa, sua loja virtual ainda se destacará dos concorrentes por oferecer mais segurança para seus clientes.

Como você pode ver, a logística de e-commerce tem muito a ganhar com o uso adequado das ferramentas de geolocalização. Gostou deste conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente entenda sobre o assunto!

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.