5 funções do Google Maps APIs para impulsionar seu site


Quem não conhece o Google Maps  — um dos serviços de geolocalização mais utilizados no mundo? Ele permite traçar rotas, checar distâncias e até mesmo saber antecipadamente o tempo de um trajeto. Mas você sabia que os benefícios e possibilidades dessa ferramenta vão muito além disso?

As Google Maps APIs (Application Programming Interfaces, ou, em bom português, Interfaces de Programação de Aplicativos) se referem a um conjunto de rotinas e padrões que também podem ser usadas para impulsionar seu website, seja atraindo mais visitantes, gerando mais leads e ou alavancando suas vendas. Quer dizer: se aplicadas no contexto de uma estratégia de marketing digital consistente, as APIs podem abrir um universo de oportunidades para o seu negócio!

E você, já viu o Google Maps APIs em funcionamento? Conheça agora algumas funções dessa ferramenta e saiba como explorar a geolocalização para inserir seu negócio no mapa do sucesso!

Geolocalização

geolocalização é uma grande aliada quando o assunto é atração de público-alvo. Essa tecnologia, que torna o mundo acessível a você na palma da sua mão, permite ainda que suas táticas de marketing digital sejam direcionadas com perfeição para a região onde seu negócio está localizado.

Assim, você pode dirigir seus esforços para as pessoas que estão mais próximas de você, aumentando as chances de convertê-las em clientes! A geolocalização lhe permite, entre outras coisas, atrair seu cliente quando ele está nas redondezas, enviando a ele, por exemplo, um desconto exclusivo!

Publicidade contextual pela localidade

Por meio da geolocalização, além de descobrir quando um cliente em potencial está próximo de sua loja ou estabelecimento, você se torna igualmente capaz de saber de onde seus cliques estão vindo, seja dos links patrocinados ou do e-mail marketing.

Um clique em um único e-mail dá a você a localização geográfica de seus usuários, o que permitirá verificar onde seu negócio é mais forte e onde você precisa investir mais. Os resultados também serão o termômetro para saber o tipo de conteúdo que lhe trará mais retorno em cada localidade.

Tudo isso será extremamente útil para segmentar ainda mais os seus e-mails e aumentar as chances de vendas on-line!

Mapa com múltiplos marcadores

Outro recurso das APIs é a possibilidade de adicionar vários marcadores ao mapa do Google, o que poderá ser útil para visualizar, por exemplo, os endereços de seus principais clientes ou fornecedores, deixando esses dados na rede e facilitando sua atualização. Isso,  é claro, o ajudará a criar estratégias ainda mais certeiras em suas campanhas on-line!

Google Meu Negócio

Outra função de ampliação do alcance do seu negócio e da interação com seus usuários é o Google Meu Negócio. Esse serviço permite que seus futuros clientes possam encontrar sua empresa mais rapidamente em suas buscas e façam ainda comentários acerca de seus produtos e serviços. Tudo isso lhe dá boa visibilidade no fator prova social e satisfação do público — até hoje, a melhor (e gratuita) forma de marketing!

O Google Meu Negócio funciona bem tanto para negócios locais como para negócios on-line. E deve ser utilizado por quem quer ser encontrado por clientes em potencial. Além de aparecer gratuitamente nas buscas, sua empresa também estará presente em outros canais on-line, como o Google Maps e Google+.

Dessa forma, a audiência saberá exatamente como chegar ao local do seu negócio, telefone de contato, horário de funcionamento, website e qualquer outra informação importante!

Páginas de destinos locais

Outra entre as muitas vantagens da geolocalização é apresentar conteúdos específicos sobre uma determinada região para quem mora nela. Por exemplo: um site de notícias locais terá suas matérias indexadas mais facilmente para a cidade ou região a que seu conteúdo diz respeito.

Da mesma forma, você poderá divulgar a cidade onde fica o seu negócio, o que facilitará que você seja encontrado pelos moradores da cidade ou região e continuará atraindo novos clientes!

E então? Convencido de que a geolocalização e o Google Maps APIs não podem ficar de fora da sua estratégia de marketing digital? Além de otimizar o tráfego interno do seu site, você poderá encontrar pessoas próximas ao seu negócio, facilitar o acesso delas a você e aumentar significativamente suas vendas!

Gostou de conhecer algumas das funções do Google Maps APIs? Sabia que a geolocalização também é capaz de revolucionar a experiência dos seus clientes?

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.