Como o rastreamento de frotas reduz as reclamações no SAC?


Um tipo de reclamação muito frequente relacionado à entrega de produtos é com o atraso. Porém, apesar de ser comum, esse tipo de queixa pode comprometer seriamente os resultados da entrega.

O investimento na organização logística em si é uma boa saída para melhorar a percepção dos consumidores, mas não é a única opção: outra boa ideia é fazer uso de ferramentas rastreamento de frotas. Além de isso favorecer a experiência e diminuir as reclamações no SAC, é algo que também estimula uma possível fidelização do cliente.

Mas, afinal, como o rastreamento pode ajudar nisso? Continue a leitura e descubra a resposta:

Favorece a tomada de decisão

Com o rastreamento de frotas acontecendo em tempo real, a gestão ganha a possibilidade de atuar de maneira mais dinâmica, respondendo mais rapidamente a possíveis imprevistos.

Se um determinado veículo saiu para fazer uma entrega ao cliente e encontrou um caminho com muito trânsito, por exemplo, a gestão pode otimizar a rota em tempo real. Assim, a entrega continua com o mínimo de alteração possível, o que evita a demora em fazer o produto chegar ao cliente.

Aumenta a segurança de transporte

Outro ponto que pode comprometer a entrega é uma situação que envolve desvio ou roubo da carga. Quando isso acontece, o cliente vai demorar mais para receber o item e, com isso, surgirão as reclamações no SAC.

Porém, o rastreamento de frotas pode ajudar nesse sentido. Como permite o acompanhamento em tempo real do transporte, ele contribui para que um veículo que seja interceptado e roubado, por exemplo, seja localizado mais rapidamente.

Ajuda a garantir a integridade do produto

Ainda no que diz respeito à segurança, um ponto que merece consideração especial é que o rastreamento ajuda a garantir a integridade do produto que chegará ao cliente. Em outras palavras, isso significa que o cliente vai conseguir receber o seu produto intacto e nas condições adequadas, o que favorece a sua satisfação.

Esse benefício é obtido principalmente devido ao fato de que é possível controlar o comportamento das equipes. Ao controlar a atuação do motorista, diminuem as chances de acidentes que levam a um tempo maior de entrega.

Produtos frágeis ou perigosos, por exemplo, ficam mais protegidos se há um controle da velocidade ou das rotas utilizadas. Além do aumento da satisfação, as chances de a logística reversa acontecer também diminuem.

Permite oferecer entregas diferenciadas

Considerando que o rastreamento de frotas gera otimização de custos e ganho de produtividade, a disponibilidade de veículos aumenta. Se contar com um bom planejamento, a empresa pode aproveitar para oferecer entregas diferenciadas.

É o caso de empresas que oferecem entregas rápidas ou no mesmo dia. A partir do rastreamento, é possível prever com mais certeza o atendimento aos clientes, garantindo o cumprimento de prazos e até mesmo a superação de expectativas quanto à entrega.

O rastreamento de frotas é, de fato, um elemento que pode ajudar a reduzir as reclamações no SAC da empresa. Isso acontece porque os atrasos na entrega se tornam menos frequentes. Ao final, há uma melhoria de satisfação e até mesmo o aumento da fidelização de consumidores e da competitividade da empresa.

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