4 táticas para descobrir a atuação geográfica dos seus produtos


Ampliar as vendas e melhorar as receitas são objetivos que podem ser alcançados sem que seja necessário investir grandes quantias de dinheiro em marketing. Isso pode ser obtido otimizando a atuação geográfica (penetração) dos seus produtos com um bom planejamento e táticas simples.

Quer saber quais são essas táticas? Continue lendo e descubra 4 delas com seus benefícios e desafios!

1. Concentre sua atuação geográfica em regiões específicas

É importante delimitar a venda de produtos em uma ou algumas regiões, principalmente naquelas localidades que não são devidamente atendidas por concorrentes. No lugar de tentar expandir a distribuição de uma vez para toda uma grande área (cidade, estado ou país), a empresa que concentra seus esforços em terrenos específicos (como bairros) pode obter algumas vantagens, como:

  • fortalecimento de sua marca, que passa a ser mais conhecida entre o público consumidor das áreas focadas, o que até mesmo pode colocá-la na preferência em relação a produtos concorrentes. Para isso, é importante contar com uma boa rede de parceiros que atuem na distribuição, cercando adequadamente essas regiões;

  • possibilidade de atingir nichos que não são bem explorados por outras companhias, aumentando as chances de fidelização dos clientes;

  • aumento da margem de lucratividade dos produtos, especialmente em localidades afastadas, que não costumam ser bem aproveitadas pela concorrência. Nesses casos, muitos clientes podem estar dispostos a pagar um valor a mais por itens, em vez de se deslocarem até regiões centrais. Só é vital agregar valor aos últimos.

2. Levante dados continuamente e em boa quantidade

Informação é essencial nos dias de hoje, sendo um dos ativos mais importantes das empresas. Por isso, é fundamental investir em instrumentos que permitam conhecer o perfil dos clientes nas regiões em que se quer atuar, como questionários, pesquisas, conversas etc. Dessa forma, você pode identificar necessidades não atendidas e especificidades dos moradores e frequentadores (hobbies, gostos, cultura, entre outros aspectos) desses locais.

Com isso, é possível investir em personalização, delimitando os produtos para esses grupos, ou seja, atendendo nichos que podem ser lucrativos dependendo da renda média e intenção de consumo de seus integrantes.

Também dá para descobrir as oportunidades de receitas dessas localidades, ou seja, o tamanho total de mercado que seus produtos podem conquistar. Essa medida é conhecida como Total Addressable Market (TAM), ou Mercado Total Endereçável. Ela se refere ao valor total que é possível obter se todos os clientes dos locais almejados comprarem seus produtos, de modo que seja possível levantar e averiguar o potencial de mercado.

Vale ressaltar a importância de coletar dados sobre parceiros que distribuirão seus produtos ou estudar localizações ideais para seus pontos de vendas (levando em consideração acessos e rotas de entrega). Mas, antes disso, é preciso descobrir quais distâncias seus potenciais clientes estão dispostos a percorrer até adquirir seus produtos. Dessa forma, você poderá cruzar essas informações para delimitar quais parceiros serão mais vantajosos e em que regiões seus PDVs serão mais efetivos.

3. Adote uma ferramenta de geolocalização

Uma ferramenta de geolocalização pode ser muito benéfica na hora de implementar sua estratégia de atuação geográfica, pois permite entregar informações otimizadas para clientes encontrarem seus produtos. Entre elas, temos os pontos que vendem suas mercadorias e quais as melhores rotas até eles.

Outra vantagem é que ela permite obter dados demográficos para serem aproveitados em estratégias de inteligência geográfica, potencializando suas ações nas regiões selecionadas.

4. Avalie o público não consumidor da localidade e de localidades ao redor

Além de definir o público em regiões específicas, também é interessante averiguar os perfis dos consumidores de áreas contíguas, visando identificar características semelhantes a dos clientes que você atende. Isso será importante para expansões futuras, pois será possível se preparar de antemão para atender uma nova potencial audiência.

Seguindo essas táticas, até mesmo transformar a experiência do consumidor se torna uma realidade palpável, facilitando o acesso a seus produtos e oferecendo maior valor neles, especialmente em relação à personalização e ao atendimento de nichos.

Restou alguma dúvida sobre como descobrir a atuação geográfica dos seus produtos? Compartilhe conosco nos comentários!

andrezza.vieira
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