Como a geolocalização está mudando a interação com o cliente?


Para as empresas, o avanço da tecnologia é uma faca de dois gumes: se de um lado trouxe diversos benefícios, de outro, provocou um aumento considerável da concorrência. Nesse sentido, um dos maiores objetivos de um negócio passa a ser a manutenção de um relacionamento consistente e duradouro com os clientes.

Aplicativos de geolocalização — tecnologia capaz de indicar a posição de indivíduos — permitem à companhia fortalecer sua interação com o cliente, divulgar-se para novos consumidores e expandir a veiculação da marca.

Empresas que trabalham com essas ferramentas podem conhecer suas personas mais a fundo e impulsionar fortemente seus negócios. Interessado em saber como? Acompanhe o post!

Interação com o cliente

Manter um cliente atual custa, em média, de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo. Entretanto, muitas empresas ainda gastam milhares de reais em campanhas para atrair novos clientes, sem se lembrar que criar um relacionamento de longo prazo é bem mais produtivo e econômico, tanto no que diz respeito à tempo quanto a recursos.

Clientes satisfeitos são o maior bem de uma organização, pois se tornam promotores da marca, divulgando o nome da empresa de forma orgânica. Além disso, uma relação duradoura entre empresa e público é certamente uma das chaves para reduzir a preocupação com a concorrência.

Benefícios da geolocalização

A inteligência geográfica usa dados de dispositivos móveis (como smartphones e tablets) para indicar a posição dos usuários. Muitos aplicativos usam essa tecnologia para permitir que as pessoas indiquem sua localização para amigos e façam check-in em estabelecimentos como empresas, restaurantes, eventos e outros. Algumas ferramentas ainda possibilitam a avaliação do local visitado com comentários, notas e recomendações.

As empresas que utilizam a geolocalização, seja em mídias sociais ou até mesmo em seus sites, estabelecem livre comunicação com seus clientes e se fazem cada vez mais estrategicamente presentes na web.

Confira os principais benefícios da geolocalização para o seu negócio:

1. Maior alcance e divulgação da marca

Quando você conhece os locais que seu cliente frequenta, se torna capaz de divulgar sua marca naquela área. Você pode criar promoções para quando o comprador estiver nos arredores do seu negócio ou até mesmo oferecer descontos para aqueles que fizerem check-in no seu estabelecimento.

2. Aumento das vendas

Quanto mais consumidores forem expostos ao seu produto com estratégias como a anterior, maiores são suas chances de aumentar as vendas, tanto nas lojas físicas quanto on-line.

3. Maior agilidade nas entregas

Você pode também usar geolocalização para rastrear suas frotas. Assim, você conhece a exata localização dos veículos e consegue informar o cliente sobre a data da entrega com maior precisão.

4. Abertura de canais de comunicação

Canais de comunicação são uma grande fonte de opiniões e necessidades detalhadas dos clientes, aumentando suas chances de criar ofertas específicas para determinados grupos.

5. Melhores resultados

Ao conhecer o seu cliente e ter informações sobre seus hábitos de consumo e preferências, seu negócio pode desenvolver produtos mais assertivos e que satisfaçam os desejos do consumidor.

Além de conhecer as impressões que os clientes têm da sua marca, também é possível saber quantos deles fazem check-in no seu negócio e qual a abrangência do impacto causado pelo seu conteúdo.

Participação do marketing

Os profissionais de marketing precisam acompanhar a possibilidade de identificar a localização dos consumidores em tempo real e usar essa vantagem para entregar a eles conteúdo contextualizado e relevante. Essas ações podem ser feitas por meio do marketing de conteúdo, de anúncios ou até pelas redes sociais.

Interações sociais, dados de pesquisa, consumo de conteúdo, localização e várias outras informações são insights poderosos sobre os hábitos e interesses do público-alvo da sua empresa. Muitas estratégias tradicionais de vendas, marketing e relacionamento podem ser desabilitadas ou aperfeiçoadas pelo mapeamento e monitoramos dos perfis dos clientes.

Porém, na sociedade da informação e da comunicação, dados sobre o cliente não faltam. A questão é saber o que fazer com todos eles!

Ao optar pela inclusão de ferramentas de geolocalização, sua empresa tem grandes chances de aprimorar a interação com o cliente, ao mesmo tempo que obtém melhores resultados.

Sua empresa já trabalha com a geolocalização? Como ela impacta a interação com seus clientes? Compartilhe sua experiência nos comentários!

andrezza.vieira
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