Automatização de logística: por que ela é tão importante?


O investimento em tecnologia é parte fundamental na modernização das operações, haja vista que ela otimiza os processos e contribui para alcançar melhores resultados.

No que diz respeito à automatização de logística, a utilização de um software permite obter benefícios que vão desde a melhoria na gestão de estoque, até o aumento dos lucros. Descubra agora por que ela é tão importante!

Agilidade no relacionamento com o cliente

Com a automatização de logística, grande parte das rotinas passa a ser executada de maneira automática. Com isso, se ganha em produtividade, e a comunicação também passa a ser realizada com maior agilidade.

Com os processos realizados em menos tempo e a obtenção de informações relevantes em tempo real, o relacionamento com o cliente sofre impactos positivos. Um exemplo disso é quando se utiliza o monitoramento dos pedidos para reportar o status aos consumidores, o que faz com que a experiência de compra seja diferenciada.

Maior lucratividade

Um dos grandes benefícios de se investir em tecnologia é a redução de custos. Ela se dá por meio do aumento da produtividade, redução de erros, da necessidade de retrabalhos e dos desperdícios, maior eficácia dos processos, entre outros.

Um dos fatores que influenciam nos lucros obtidos é justamente o custo total que uma empresa possui em suas operações, já que, quanto maiores eles forem, mais comprometida será a parcela do lucro. Ou seja, redução de custos é sinônimo de maior lucratividade e criação de vantagem competitiva.

Redução dos níveis de estoque

A automatização de logística também proporciona uma gestão de estoques mais eficaz. Com o uso de tecnologia, se torna possível manter um controle mais rigoroso das movimentações de materiais e equilibrar os níveis de estoque — evitando faltas e excessos.

Quando a empresa e seus fornecedores estão integrados, principalmente via sistema, torna-se possível reduzir as quantidades de itens disponíveis, sem risco de que eles faltem. Com isso, se otimiza o espaço e se reduzem os custos.

Controle sobre os processos

O investimento em tecnologia, como visto, automatiza a execução de muitos processos, além de registrar as informações e todas as rotinas realizadas.

Isso faz com que o controle sobre as operações seja muito maior, permitindo que o gestor saiba, com maior precisão, o que acontece de ponta a ponta na logística.

Monitoramento de equipes externas

A utilização de soluções como a geolocalização, por exemplo, permite acompanhar, em tempo real, a situação do trânsito nas rotas criadas. Ou seja, é possível identificar situações que podem ocasionar em atrasos nas entregas — além de trabalhar com a notificação proativa, mantendo os clientes informados e equilibrando suas expectativas.

Fica claro como a automatização de logística influencia na gestão em diversos níveis, trazendo vantagens operacionais e estratégicas, além de beneficiar a gestão financeira do negócio. Assim, é possível gerar um diferencial competitivo e se destacar em relação aos concorrentes no mercado.

Gostou de saber sobre os benefícios da automatização de logística para o seu negócio? Siga nossos perfis no Facebook, LinkedIn e Twitter e continue por dentro das nossas novidades!

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.