Como os grandes players têm usado a geolocalização para transformar a experiência do consumidor


Com a utilização de dispositivos móveis crescendo em velocidade recorde, os empreendedores têm oportunidades sem precedentes de atingir novos clientes por meio de seus dados de geolocalização. Além de estar cada vez mais presente, essa tecnologia também vem se tornando mais refinada e eficiente, o que faz dela uma excelente ferramenta para melhorar a experiência do consumidor com a marca.

Continue lendo e descubra como usar a geolocalização para impactar positivamente os seus clientes!

Geomarketing e os dispositivos Beacon

A tecnologia Beacon permite às empresas identificar, por meio do Bluetooth, quando um cliente passar em uma determinada localidade (como uma certa seção da loja) e enviar notificações com promoções ofertas direcionadas a seu perfil.

Esse dispositivo ajuda a transformar ainda mais o mundo dos negócios ao fornecer relevância imediata e valor aos clientes, intensificando a experiência do consumidor.

Micro-momentos e a experiência do cliente

Talvez você tenha ouvido o termo “micro-momentos” com mais frequência ultimamente, mas ainda não saiba muito bem do que se trata. A expressão diz respeito aos pequenos períodos de tempo em que uma decisão acontece ao longo da jornada dos consumidores até a efetivação da compra.

Cada micro-momento é uma chance crucial para que as marcas moldem suas decisões e preferências. Assim, as empresas deverão tomar medidas para se colocarem diante dos consumidores com conteúdos relevantes quando eles acontecerem.

Anúncios publicitários verdadeiramente relevantes

Soluções em geomarketing possibilitam às empresas realocar recursos de campanha a nível local. Com as opções disponíveis de segmentação geográfica, a pesquisa pelo público-alvo ideal pode ser orientada por país, estado, cidade ou até mesmo CEP. Para usuários mobile, a segmentação dos anúncios pode inclusive ser feita por proximidade, oferecendo ao usuário exatamente o que ele precisa no momento em que a necessidade surge.

São muitas as situações em que o geomarketing pode ser utilizado para incrementar anúncios publicitários. Alguns exemplos são:

Loja nova ou em novo endereço

Para divulgar uma loja recém-chegada a uma determinada localidade, uma boa ideia é enviar anúncios digitais para usuários dentro de um determinado raio do novo ponto de venda. Na direção contrária, a tecnologia de geolocalização também pode nortear a escolha do melhor lugar para estabelecer a loja, a partir das preferências de consumidores próximos.

Relacionamento com clientes fidelizados

As ferramentas de geolocalização também podem ser usadas para nutrir o relacionamento com clientes fiéis, expandindo suas estratégias multicanais com anúncios digitais e ofertas especiais direcionadas a eles.

Gestão de atendimento ao cliente

É possível cruzar as informações das redes sociais de clientes em potencial que estejam dentro do raio da empresa para enviar-lhes mensagens personalizadas em momentos propícios, como casamentos, formaturas, entre outros. Também é possível usar essa tecnologia para abrir novos canais de diálogos relevantes para a experiência do consumidor.

Cases de sucesso

Talvez você não saiba, mas as grandes empresas já vêm utilizando as ferramentas de geomarketing há um bom tempo. A Yamaha, por exemplo, usa a geolocalização desde 2011 para fortalecer sua rede de concessionárias. Com isso, melhorou (e muito) seu posicionamento no mercado brasileiro. No espaço de 4 anos (os últimos dados são de 2015), sua receita operacional subiu 41,9%

Riachuelo é outro exemplo de como o geomarketing é fundamental no planejamento estratégico. Em 2006, quando começou a implantar as tecnologias de geolocalização, a empresa tinha 77 lojas. O primeiro balanço, realizado 6 anos depois, demonstrou que este número subiu para 145 lojas em 2012 e hoje já são 312, espalhadas por todo o território nacional.

O Boticário, rede de franquia líder no mercado de cosméticos e perfumes, não amplia sua cadeia (mais de 3 mil lojas) sem antes colocar em marcha um profundo trabalho de geolocalização. O objetivo é otimizar os PDVs franqueados, a divisão por áreas, a análise de perfis de compradores etc.

Como dá para ver, as ferramentas de geolocalização estão abrindo cada vez mais possibilidades tanto para empresas quanto para consumidores. Com as estratégias certas, é possível revolucionar a experiência dos consumidores com a sua marca e aproximá-los cada vez mais.

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andrezza.vieira
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