Saiba como reduzir os custos de frete em 5 passos


Uma pesquisa da ABComm revelou que o frete é responsável pela maior parte dos custos nas operações logísticas — quase 60% dos custos estão relacionados a esse fator. Isso significa que ao reduzir os custos de frete, não apenas a empresa ganha a possibilidade de investir melhor como também se torna mais competitiva. E ao repassar essa redução para o consumidor, as chances de conseguir vendas aumentam.

Quer obter esse resultado? Então veja 5 passos para reduzir o custo do frete:

1. Use a tecnologia para traçar rotas

Determinar as melhores rotas para o transporte ajuda a encontrar o melhor caminho a ser percorrido e, assim, reduzir os custos. Com essa definição é possível escolher o trajeto mais curto, mais seguro e/ou mais conveniente, facilitando a entrega de maneira geral.

2. Diminua o número de viagens

Inclusive, esse planejamento de rotas pode ajudar em outro ponto importante: o número de viagens. Em vez de fazer várias viagens com o veículo parcialmente vazio, vale mais a pena que a empresa espere para fazer um carregamento maior.

Na hora da entrega, basta desenhar uma rota considerando todos os pontos em uma configuração otimizada. Isso vai fazer com que a empresa consiga economizar combustível e tempo de viagem, tornando todo o processo mais eficiente e mais barato.

3. Reavalie as transportadoras contratadas

Empresas que terceirizam suas entregas devem ficar de olho nos contratos com as transportadoras. Dependendo das condições de mercado, contratos defasados podem significar acordos ruins e mais caros.

Por isso, é necessário reavaliar as transportadoras contratadas e observar questões como nível de qualidade de serviço, valor cobrado, tempo de relacionamento e concorrentes equivalentes. Se há concorrentes equivalentes com ofertas melhores, é possível usar o tempo de relacionamento como um argumento para conseguir valores mais em conta.

Outra possibilidade inclui a realização de novas parcerias que garantam que ambos os negócios se beneficiem de processos otimizados e mais baratos.

4. Descentralize a distribuição

Quando a distribuição é focada em um só lugar, algumas rotas são bem curtas, mas outras se tornam excessivamente longas e muito caras. Além disso, o próprio processo de carregamento fica prejudicado e menos produtivo quando tudo acontece em um só lugar.

Já que a intenção é reduzir os custos de frete, uma boa ação é descentralizar a distribuição. Para tanto, crie centros em locais estratégicos e baseando-se em questões de geolocalização, como as tendências de consumo da área atendida. Assim, é possível atender a mais clientes com eficiência e diminuição de gastos.

5. Reduza os erros logísticos

Quanto mais erros a sua logística tiver, maiores são os gastos com o processo de entrega. Além de gerar custos indiretos com a insatisfação dos clientes — causada pelos atrasos —, ainda há problemas como a logística reversa.

Por isso, é indispensável reduzir os erros, o que pode ser conseguido com o uso de um bom software de logística associado a boas práticas e uma equipe bem treinada.

Ao colocar em prática essas dicas, a logística poderá receber melhores investimentos e, de quebra, os clientes ficarão mais satisfeitos.

Viu como é possível reduzir os custos de frete? Para não perder nenhuma novidade ou informação, curta a nossa página no Facebook e nos acompanhe de perto!

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.