5 maneiras de usar a inteligência geográfica a favor de sua empresa


É impossível ignorar a geografia e quase todas as decisões que dizem respeito a uma empresa devem levar em consideração algum componente geográfico, tanto é que esse ponto costuma ser tão relevante que é capaz de definir futuros parceiros comerciais e apontar oportunidades de negócio. Por essas e outras, a inteligência geográfica se tornou uma informação estratégica para a tomada de decisões.

Há várias formas de utilizar tecnologia para controlar com eficiência suas operações, melhorar o custo-benefício da logística e consolidar informações de monitoramento o bastante para prevenção de cenários caóticos.

Conheça algumas delas e saiba como colocá-las em prática na sua empresa.

1. Qualificando o gerenciamento de frotas

Uma das dificuldades de logística mais comuns são os altos custos operacionais. Armazéns, equipamentos, mão de obra e suas respectivas manutenções podem tornar impossível para sua empresa não repassar estes custos adiante. Resolver essa situação barateia os fretes e é uma das maneiras mais inteligentes de utilizar a inteligência geográfica.

Sistemas eficientes tornam o gerenciamento de frotas menos oneroso e ajudam a identificar oportunidades que sua empresa tem de poupar. A automatização torna os processos mais eficientes e reduz a incidência de erros que podem custar caro para sua empresa.

2. Tomando decisões com o auxílio da inteligência geográfica

Abrir um novo negócio é complicado o suficiente e escolher o local onde sua nova filial vai ficar é um dos pontos determinantes para o sucesso. Para obter melhores resultados, a inteligência geográfica pode ser usada na comparação de dados demográficos e de outras estatísticas relevantes.

Calcular o público estimado, projetar seus hábitos de consumo e criar metas de retorno para seu investimento fica mais fácil com esse tipo de informação.

3. Conhecendo melhor seus clientes com auxílio de dados demográficos

Saber onde seu cliente está diz muito a respeito de seus hábitos. É possível construir um perfil mais preciso quanto a persona que deve ser alvo de sua comunicação, seus hábitos e necessidades a partir da inteligência geográfica.

Essas informações vão ajudar a traçar uma estratégia de marketing eficiente e amplificar seus resultados.

4. Investindo em estratégias de marketing mais eficientes e em geolocalização

Compare informações obtidas nas redes sociais e dados geográficos para qualificar suas ações na internet. Obtenha dados de dispositivos móveis e envie ofertas georreferenciadas para seus consumidores.

Crie ofertas específicas para usuários de uma determinada região e acompanhe leads originários delas. Entendendo melhor o perfil do seu cliente, é possível determinar ações mais bem-sucedidas com precisão geográfica.

5. Otimizando processos e monitorando operações em um dashboard unificado

Administrar sua frota com auxílio da inteligência geográfica vai permitir ter controle de sua localização 100% do tempo. Monitorar remessas e administrar seu estoque de maneira mais eficiente ajuda a estabelecer metas mais próximas da realidade e resultados afins.

Obtendo acesso a todas as informações consolidadas em um único painel de controle, é possível identificar oportunidades de otimização nos processos atuais. Detectar onde estão os erros que colocam sua operação em risco e agir de forma localizada na sua solução transforma o trabalho do gestor em algo mais simples e é um dos grandes benefícios da inteligência geográfica.

Quer saber como utilizar inteligência geográfica na solução dos principais problemas de sua gestão? Entre em contato com a Maplink e conheça as soluções ideais para facilitar sua rotina.

andrezza.vieira
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.