Como usar as APIs do Google Maps a favor de sua empresa?


O Google Maps é o serviço de geolocalização e mapas da Google, lançado em 2005 e adotado por pelo menos 96,8% dos smartphones do mundo até 2015. Além de ser o padrão nos dispositivos Android, é amplamente utilizado em desktops, telefones e tablets de outras marcas e sistemas operacionais por sua precisão e agilidade.

Entender como usar a API do Google Maps a favor da sua empresa é o primeiro passo para criar aplicativos, serviços e funcionalidades que compreendem dados demográficos e geolocalizados complexos, essenciais para se traçar um perfil mais extenso e aprofundado do consumidor.

Confira como ela funciona, quais são seus principais benefícios e se convença da importância de utilizar Google Maps em sua empresa de uma vez por todas!

A importância do Google Maps para as empresas

Mesmo que sua empresa tenha um website bacana, com informações precisas a respeito de sua localização e mapas esquemáticos que indiquem sua sede e filiais, cadastrar seu serviço no Google é inevitável.

Isso porque a ferramenta realiza a indexação automática dos principais estabelecimentos de uma cidade, e manter as informações atualizadas em ambas as plataformas será benéfico na hora de se fazer notar por novos consumidores. Captar o tráfego oriundo do buscador de maneira eficiente vai fazer bem para sua estratégia digital.

Ainda, integrar as informações do sistema de mapeamento da Google em páginas WordPress (que é a plataforma favorita das empresas na hora de garantir a disponibilidade de seus sites) está a alguns cliques de distância, o que torna a ferramenta ideal para iniciar seus trabalhos em geomarketing.

Mas se beneficiar de verdade do mapeamento avançado do Google Maps exige domínio completo de sua API. Através dela é possível criar aplicativos com experiência de uso otimizada para o mobile desde o primeiro momento, traçar rotas e explorar também os dados do Google Street View.

Com dados locais sua empresa pode entregar ao usuário a melhor rota, dentro de um aplicativo como no Lyft ou na tomada de decisões. Integrando essas informações com dados demográficos é mais fácil ainda definir um caminho para o negócio.

Integração de serviços a aplicativos e páginas web

Entender a API do Google Maps, porém, é mais do que linkar seu endereço no site para que os clientes possam obter informações de como chegar a seu estabelecimento. A integração com aplicativos móveis e páginas web é ideal para criar mapas personalizados, gerenciar múltiplas rotas e organizá-las de acordo com as necessidades de sua empresa, além de permitir entender melhor o comportamento demográfico de seu cliente.

As possibilidades da API do Google Maps

A API do Google Maps não oferece limitações quanto a plataforma utilizada, o que amplia bastante suas possibilidades. Com a chave obtida após cadastrar seu website, é possível integrá-la ao JavaScript, Flash, PHP e inúmeras outras linguagens e serviços que possibilitam sua adoção também no mobile.

Após adicionar as coordenadas de latitude e longitude da sua empresa, obtidas por meio do próprio site do Google Maps, é possível determinar uma série de ações e integrar várias das propriedades do serviço de mapas da Google ao seu próprio website, aplicativo ou plataforma.

O Maps pode ser usado junto a ferramentas de logística, para proporcionar uma visualização mais precisa da distribuição de estoque ou para auxiliar os seus motoristas e distribuidores, na hora de encontrar um endereço com precisão. Os limites da API vão depender da estratégia de uso identificada por seu negócio.

Crie mapas com locais definidos e organize suas rotas favoritas

Você pode definir múltiplos locais para cada uma de suas empresas ou filiais que possam ser relevantes a quem visita seu website. Outra possibilidade é cadastrar endereços, telefones e outras formas de contato que vão facilitar a identificação de sua empresa e evitar que seu negócio seja confundido com um serviço homônimo.

As recomendações integradas aos mapas oficiais da Google podem ser uma excelente ferramenta para obter reviews e divulgar os produtos, serviços e diferenciais de sua marca. Criar rotas automáticas entre seu estabelecimento e a localização atual de cada consumidor, integrar métodos alternativos de transporte e facilitar a localização de sua empresa e popularização de sua marca integrando geolocalização aos seus serviços são ainda outras possibilidades de uso.

Administre tipos diferentes de mapas em um só painel

Uma grande facilidade trazida pelo Google Maps é a possibilidade de visualizar todos os seus mapas por meio de uma ferramenta única. Você ainda pode cadastrar um deles para estabelecer um link direto para o seu site principal. Assim, encontrar os códigos e organizar seus favoritos fica mais fácil, além de não haver limites na criação de novas rotas e integração com outros serviços.

Isso significa poder administrar todos os mapas de uma só vez, reduzindo o trabalho empenhado e realizando acessos simultâneos e em múltiplas plataformas. iOS, Android e browser conseguem oferecer todos os recursos de que sua companhia precisa. Utilize a API internamente para melhorar sua administração logística e compare os dados obtidos com os que vem de seu Analytics.

Pesquisa por estabelecimento e marca

Com a integração das informações de seu negócio ao Google Maps, é possível disponibilizar opções de pesquisa avançada para que clientes tenham facilidade de encontrar seu negócio e para que ele possa ser indexado com mais facilidade a plataformas de terceiros, como redes sociais. Oferecer informação precisa sobre os locais em que os clientes podem entrar em contato com sua marca é o primeiro passo para adquirir novos novos leads e obter vantagem de uma presença online.

As vantagens para desenvolvedores e geomarketing como tendência

Dentre os principais benefícios que seu negócio pode obter na utilização da API do Google Maps estão a estabilidade e o retorno entusiasmado de uma ampla comunidade de desenvolvedores. Ela se manifesta principalmente em websites como Stack Overflow,Github e o próprio Issue Tracker da Google, que permite o monitoramento de situações incomuns com relação ao código e oferece soluções rápidas para os principais problemas.

A tendência de geomarketing trará proveitos para sua empresa porque é uma estratégia de longo prazo, visando compreender e dominar dados extremamente relevantes para criação de campanhas e ações de marketing com foco em localização. Aproximando fisicamente o consumidor de sua marca, tais práticas promovem interação e engajamento e vão ajudar sua marca a se consolidar numa região em particular ou até mesmo decidir em que direção expandir suas atividades.

Ao permitir alcançar de forma eficiente os clientes locais, o geomarketing aumenta a eficiência de seus anúncios e consegue oferecer resultados de alta performance.

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