O que é gestão logística e por que é um diferencial competitivo?


A importância da logística em um mercado tão competitivo e de rápida circulação de mercadorias como o atual vai muito além do transporte. Cada etapa desse processo é importante para um melhor aproveitamento da estrutura de sua empresa.

Neste post, vamos mostrar alguns aspectos que devem ser acompanhados para te ajudar a se colocar no mercado com um grande potencial de crescimento. Vamos lá?

O que é gestão logística

A gestão de logística baseia-se em ter o produto certo no lugar e momento certos, com o menor custo possível para a empresa. Ela garante um controle rigoroso sobre as informações geradas na empresa e também um monitoramento sistêmico de todas as etapas, permitindo a previsão e o controle de fatores externos, como fornecedores ou clientes.

A gestão logística também proporciona um maior controle de todo o fluxo de mercadorias e informações produzidas durante o percurso produtivo, para um uso mais efetivo e consciente dos recursos disponíveis.

Ela ainda pode ser usada como base na geração de vários tipos de relatórios, que podem ser utilizados para avaliar e traçar a melhor estratégia competitiva a ser abordada pela empresa. Assim, é possível produzir mais e prestar um atendimento eficiente, sempre mantendo a máxima qualidade, o que faz da gestão logística um diferencial competitivo.

Quais são os diferenciais que ela traz

Uma gestão eficiente proporciona vários diferenciais que auxiliam a empresa. Um deles é a possibilidade de ter um controle maior sobre as atividades, facilitando, assim, a identificação de problemas e permitindo encontrar uma solução mais rápida e eficiente. Isso impede que o problema se reflita no setor financeiro ou até mesmo prejudique o atendimento aos clientes.

Ela também contribui para o controle de estoques e gestão da movimentação de mercadorias, auxiliando diretamente na localização de cada produto — tanto os que estão no depósito como os já que já estão a caminho do cliente. Além disso, também é possível manter o cliente informado em tempo real sobre a localização de seu produto, trazendo agilidade e uma maior confiabilidade.

Para as empresas que contam com uma frota para as entregas, é importante dar uma atenção maior à roteirização. Isso porque, com esse processo bem elaborado, é possível ter um maior controle sobre a localização de cada mercadoria, o que agiliza as entregas e reduz alguns transtornos.

Ainda, é possível separar a área de atendimento da empresa em setores, reduzindo a circulação desnecessária de veículos. Saber exatamente a localização de cada um também permite reduzir os desvios de rota e as pausas não planejadas.

Como a gestão logística ajuda na economia

A gestão logística também afeta a redução de custos, pois permite identificar de forma mais precisa possíveis gargalos financeiros, que, se solucionados com antecedência, pode gerar grande economia. Um bom exemplo disso é a manutenção preventiva dos veículos, que permite reduzir o tempo gasto em consertos e ainda evitar grandes despesas com trocas de peças, que podem ser evitadas por esse tipo de manutenção.

Outro setor para o qual a gestão de logística traz grande diferença é o de estoque, que deve se manter o mais enxuto possível em períodos de crise. Com a gestão logística, é possível ter um maior controle sobre os detalhes de cada produto, como sua localização, chegada, saída e qualquer outra movimentação. A automatização desses processos gera uma redução significativa de mercadorias danificadas por manuseio inadequado ou extravio.

E você, já dá a devida importância à gestão logística na sua empresa? Deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários!

andrezza.vieira
About me

YOU MIGHT ALSO LIKE

unnamed (1)
Maplink adquire francesa Optilogistic em expansão para EUA e Europa
October 20, 2016
dificuldades de logística
As 4 dificuldades de logística mais comuns (e como superá-las)
September 14, 2016

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.