As 4 dificuldades de logística mais comuns (e como superá-las)


A logística é um dos principais fatores para o desenvolvimento de um país, pois quanto mais eficiente for o processo logístico, maior será a capacidade de gerar receitas, de aumentar a produtividade e de atrair investidores.

Não é à toa que todas as grandes potências mundiais, apesar de já possuírem sistemas e infraestruturas excelentes, investem continuamente na área para buscar novas vantagens competitivas.

Sabemos, entretanto, que a realidade no país é bem diferente. Por este motivo, apresentaremos neste artigo as 4 principais dificuldades em logística e como superá-las. Confira!

1. Infraestrutura

Problema

Um dos principais empecilhos enfrentados na logística é a falta de infraestrutura. Em muitos setores, conseguimos ser mais produtivos que os outros países, como, por exemplo, no setor da agricultura.

O grande problema é que a produtividade operacional não é refletida no preço final, isto porque começam a surgir gargalos principalmente com o alto custo de transporte, gerados pelo custo do combustível elevado, filas de espera, diárias, condições da estrada, entre outros fatores.

Como superar

É necessário realizar investimentos em infraestrutura e tecnologia e desenvolver um planejamento eficiente, que envolve localização estratégica, planejamento de rotas, veículos adequados para o tipo de operação, entre outros.

2. Processos manuais

Problema

Os processos manuais levam um tempo maior para serem realizados, além de estarem mais suscetíveis a falhas. Além disso, para gerar indicadores, é necessário designar um funcionário só para alimentar planilhas.

Como superar

Existem no mercado diversas opções de softwares EPR que possibilitam a integração das áreas mais importantes da empresa. Esses softwares automatizam as tarefas, aumentam a acuracidade nos processos, a produtividade e reduzem os custos.

Uma ótima opção é utilizar um sistema de geolocalização, que além de possibilitar um posicionamento preciso para os clientes, é uma ótima ferramenta para o planejamento de transporte e tomada de decisões.

3. Altos custos operacionais

Problema

A logística envolve altos custos operacionais, como aluguel de armazém e equipamentos, mão de obra operacional e administrativa, fretes e diárias, energia elétrica, entre outros.

Como superar

Terceirizar algumas atividades pode ser uma boa saída. Primeiramente, porque você poderá se concentrar no que é mais importante para o seu negócio e, em segundo lugar, porque você poderá reduzir custos e eliminar preocupações com gestão direta.

Outra opção é alugar os equipamentos em vez de comprá-los. Dessa forma, você fica com um capital de giro maior e terá à sua disposição equipamentos com boa qualidade, com manutenção e sendo atualizados periodicamente.

4. Descuido na gestão

Problema

O mundo logístico é extremamente corrido, as urgências surgem a todo momento, por melhor que seja o planejamento. Pensando nisso, muitos não utilizam indicadores de desempenho e ferramentas como o PDCA para melhorar os processos.

Como superar

O primeiro passo é possuir um sistema para ter as informações automatizadas como TMS, WMS e ERP. Em seguida, escolher e implantar metodologias de melhoria contínua, como o PDCA e o Lean Six Sigma.

Essas ferramentas envolvem a mudança de cultura operacional, a criação e o acompanhamento de metas e o acompanhamento da execução.

Rapidamente serão percebidos os ganhos em qualidade dos processos e a redução de custos.

Na sua opinião, qual o principal problema encontrado na logística? Ele está listado aqui? Você já adota a solução citada ou contorna o problema de outra forma? Deixe o seu comentário com dúvidas ou sugestões e nos ajude a fornecer cada vez mais conteúdos relevantes!

 

Bruna Costa
About me

YOU MIGHT ALSO LIKE

o-que-e-gestao-logistica-e-por-que-e-um-diferencial-competitivo-2509
O que é gestão logística e por que é um diferencial competitivo?
October 26, 2016
unnamed (1)
Maplink adquire francesa Optilogistic em expansão para EUA e Europa
October 20, 2016

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.