Como o Geomarketing pode melhorar o varejo na tomada de decisão?


Como disse Steve Jobs: “A tecnologia move o mundo”. Este movimento surge a partir da forma como as empresas a utilizam para o benefício de seus negócios. A exemplo do Geomarketing, que possibilita à empresa compreender melhor o mercado em que atua.

O cenário atual

Cada vez mais as organizações buscam conquistar espaço na sua participação de mercado. Com isso, a quantidade de consumidores disponíveis é disputada, em um mesmo espaço, por um número crescente de novas empresas. Neste contexto, o que vai definir qual delas sairá na frente é a sua capacidade de analisar um campo específico do mercado com precisão suficiente para tomar as decisões mais corretas. Por isso, quanto mais fidedignas forem as informações obtidas, maior será a possibilidade de definir estratégias eficientes.

O Geomarketing e seu funcionamento

A palavra Geomarketing surge da fusão de duas outras palavras: Geo (localização geográfica) + marketing (estudo do mercado). Isso significa que a utilização desta ferramenta permite o mapeamento da localização dos consumidores, a fim de facilitar a definição de estratégias para se comunicar e vender de forma organizada e mais produtiva.

Este conceito é a modernização dos antigos mapas em que se organizavam equipes de vendas de acordo com as regiões específicas. Agora é possível uma melhor visualização e interpretação do cenário em que a empresa pretende atuar.

A aplicação do mapeamento dos clientes para fins de elaboração das estratégias de marketing e vendas está baseada em três pilares fundamentais: base de dados, planejamento e tecnologia. O cruzamento destes três pontos essenciais permite a eficiência na utilização do Geomarketing como estratégia de negócio.

O poder da segmentação

O maior benefício é a possibilidade de uma delimitação mais certeira do público alvo da empresa, da sua persona, proporcionando a correta segmentação do mercado e maior assertividade na comunicação direcionada. O Geomarketing permite identificar os locais em que os prospects — possíveis clientes — passam a maior parte do tempo, facilitando a compreensão do seu comportamento e seus hábitos.

A definição das estratégias

Toda estratégia de negócio deve ser baseada em informações relevantes e verdadeiras, isso vai muito além de saber apenas se está vendendo muito ou pouco. O geomapeamento permite aos gestores da empresa traçar uma visão correta do mercado, através da medição do seu tamanho e potencial de venda. Assim, é possível realizar o cruzamento com outras informações que eles já têm em mãos, como: número de vendedores, faturamento por região, ticket médio, etc.

Os principais benefícios

Ao traçar o perfil mais completo das regiões atendidas, comparando umas com as outras, os benefícios surgem de forma natural, principalmente para as atividades de marketing e vendas:

A classificação pormenorizada das personas permitirá traçar uma estratégia de comunicação mais apropriada, capaz de fazer com que cada cliente se sinta tratado com exclusividade — e mesmo ações de publicidade em massa podem impactar um público mais específico.

Para a área comercial, os benefícios são ainda maiores. Mais do que identificar o desempenho atual dos vendedores ou das lojas de cada região, será possível traçar novas metas de crescimento baseadas no potencial de consumo de cada setor. Os vendedores saberão exatamente até onde podem alcançar com seus esforços. Mais do que isso, a empresa poderá relacionar produtos mais específicos para cada área, de acordo com os hábitos dos prospects. Além de identificar a atuação da concorrência em cada região.

Outros tipos de serviços também serão impactados positivamente pelo uso correto, como: logística, pós-vendas, suporte técnico, etc.

Na verdade, o conceito de Geomarketing sempre existiu, mesmo quando era feito em mapas de papel pendurados nas paredes dos escritórios de venda. Porém, nunca foi tratado com tanto profissionalismo. Os avanços tecnológicos deram maior eficiência e poder a esta ferramenta. Acredite, você só tem a ganhar.

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Bruna Costa
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