Planejamento: a chave para otimizar custos e a perfomance do negócio


O planejamento não é apenas uma palavra que o empreendedor precisa conhecer. Ele precisa saber como fazê-lo para que seu negócio cresça.

Muito se ouve sobre o que é importante ter no planejamento, porém a maioria das pessoas acredita que planejar é apenas criar uma ideia. Na verdade, o planejamento vai muito além disso, uma vez que ele não trata de ideias, mas sim de objetivos que podem ser atingidos.

A importância do planejamento

O planejamento é uma forma de conseguir estabelecer quais são os objetivos que a empresa pretende atingir e de que maneira ela fará isso. Ele serve como um guia de como proceder e ajudará a verificar se tudo está sendo cumprido por meio de indicadores preestabelecidos.

Caso não haja um planejamento muito bem elaborado, as chances de a empresa cometer erros e não ter sucesso são bastante grandes. Isso é fruto da falta de uma orientação e também ausência de uma ferramenta que auxilie na tomada de decisões gerenciais. Consequentemente, esta ação pode gerar gastos desnecessários, serviços não padronizados e problemas administrativos.

O conhecimento para otimizar o negócio

Os gestores que não possuem conhecimento dessa ferramenta devem buscar se aperfeiçoar para que possam fazer uma boa gestão. Uma alternativa seria busca capacitação no Sebrae, que oferece não apenas cursos sobre o assunto, como outras informações importantes. Quando os gestores entendem a importância do planejamento, fica muito mais fácil lidar com ele e tomar decisões acertadas.

Além disso, é importante que este conhecimento seja passado para os colaboradores, pois eles serão os principais responsáveis por executar os processos da empresa de maneira eficaz.

Benefícios do planejamento

De nada adianta saber que o planejamento tem os objetivos da empresa e caminhos a serem seguidos se não é possível entender os benefícios que ele proporciona. Por isso, conheça-os a seguir:

  • ajuda a organizar os processos, mostrando como eles devem ser realizados para que se atinja o objetivo esperado;

  • faz com que haja uma redução de custos, pois é possível ver a empresa como um todo. Além disso, ele otimiza as tarefas voltando os esforços para o que é importante, como no caso da falta de planejamento de rota, por exemplo, evitando o desperdício de dinheiro com coisas supérfluas;

  • permite que seja feito um acompanhamento de resultados entre o que foi projetado e o que é real para saber se as ações estão sendo efetivas;

  • melhora a produtividade, uma vez que não há necessidade de perder tempo pensando em como fazer, já que essa decisão já foi tomada.

Esses são apenas alguns dos benefícios do planejamento. Ele ajudará não somente a organização, como principalmente os gestores, a fazerem uma melhor administração. Para que fique ainda mais completo, deve-se incluir nele ferramentas que permitam atingir as metas esperadas.

Por exemplo, uma empresa de logística precisará não apenas de equipamentos e mão de obra qualificada, mas sim de sistemas que permitam todo o monitoramento. Ao integrar o Maplink Logistics e Maplink Geolocation, fica muito mais fácil fazer o gerenciamento que precisa. Por isso, todas essas informações devem estar contidas no planejamento.

É preciso ter muito claro que o planejamento é fundamental em qualquer empresa, independente do porte dela, e ele não deve ser apenas elaborado, mas também, estruturado de acordo com a realidade da empresa. Mas, para que possa trazer todos os benefícios esperados é necessário que ele seja implantado, compreendido por todos os envolvidos e seguido corretamente.

E você, como está fazendo o planejamento de sua empresa? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!

 

Bruna Costa
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.