Como escolher o melhor lugar para abrir a sua loja?


Investimento inicial, compra de estoque, contratação de vendedores, custos com marketing de inauguração… E nenhum cliente à vista. Não é preciso dizer que a situação mencionada é desesperadora, não é mesmo? É comum vermos empreendedores que planejam cada detalhe do seu novo negócio, mas se esquecem do essencial. No caso do comércio, a localidade da loja é um desses fatores cruciais, que podem determinar o sucesso ou o fracasso da empresa.

Para negociar e escolher o ponto com precisão, no entanto, não basta apenas o “feeling” do empreendedor. É preciso pesquisar, levantar informações e fazer uma boa avaliação do custo-benefício dos locais pretendidos. Pode ter certeza: o tempo gasto com a escolha será um dos melhores investimentos que você fará nas fases iniciais do seu negócio.

É por isso que resolvemos ajudar! Confira algumas dicas sobre como escolher o melhor lugar para a sua loja!

Demografia vs público-alvo

Em primeiro lugar é preciso definir para quem você pretende vender, e isso só é possível ao avaliar o seu produto. Você vai vender bolsas de luxo? Materiais esportivos? Materiais de informática? Cada produto ou segmento — bolsas de luxo, por exemplo, é um segmento do mercado de moda — clama por um público-alvo específico.

Ao pesquisar e conhecer o seu público-alvo, é fundamental verificar a demografia do local onde você pretende se instalar. No caso dos materiais esportivos, por exemplo, pode ser importante verificar se há algum clube por perto; ou no caso das bolsas de luxo, é fundamental se instalar em um bairro nobre.

Facilidade de acesso

É evidente que um dos pontos determinantes para o sucesso da sua loja é a facilidade de acesso para seus clientes. Um ponto próximo ao metrô ou ao ponto de ônibus pode facilitar muito as coisas, mas não para por aí. Dependendo do tipo do estabelecimento, as coisas mudam.

Em um mercado de luxo, por exemplo, deve-se privilegiar muito mais um estacionamento do que um ponto de ônibus. Novamente, a questão do público-alvo vem à tona e, portanto, é preciso fazer uma avaliação. Será que meu público costuma usar carro? Táxi? Transporte público?

Além disso, a facilidade de acesso também está relacionada à logística do próprio empreendimento. Ter um local onde cargas possam ser facilmente manejadas ou transportadas, seja para entrega ou para distribuição, pode diminuir custos, facilitar o transporte, viabilizar rotas e melhorar o ritmo de todo o negócio.

Questões contratuais

É preciso ter o pé atrás antes de assinar qualquer contrato de aluguel ou de compra. Antes de tudo, certifique-se de que o local escolhido tem autorização para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, pois só assim você conseguirá o seu alvará — em algumas cidades, como São Paulo, essa análise pode ser feita no próprio site da prefeitura. Não se deixe enganar: a presença de outros lojistas na região não significa muita coisa, já que podem estar lá clandestinamente ou ter conseguido o alvará antes de alguma reforma no plano diretor.

Outro ponto importante a ser verificado é o tempo de contrato. O ideal é que ele seja prolongado, uma vez que a sua empresa precisa se estabelecer no local e conquistar a clientela. Caso o contrato seja curto, além de correr o risco de ter que se mudar antes de cativar uma freguesia, você ficará sujeito a possíveis mudanças do proprietário, que pode querer majorar os valores sabendo das suas necessidades. O ideal é que o contrato não seja menor do que 5 anos.

Auxilio de empresas especializadas

Por fim, é altamente recomendado que você procure o suporte de empresas especializadas no assunto. A Maplink, por exemplo, pode ajudar no mapeamento de pontos estratégicos para a instalação da sua loja, avaliando, dentre muitas outras coisas, as características da região, com uma avaliação da concorrência e dos clientes, além das rotas e de toda a logística.

Com isso, fica muito mais fácil definir com clareza o local onde você começará o seu negócio. Lembre-se de que esse é um passo importante, que pode definir o sucesso ou o fracasso de um estabelecimento, por isso, é importante investir!

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Bruna Costa
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