Como uma logística inteligente pode trazer melhores resultados?


O conceito de logística é comumente usado para designar aquelas etapas relacionadas à armazenagem, movimentação e transporte de mercadorias. Contudo, a conceituação acaba se ampliando, envolvendo o controle e gerenciamento sobre toda a cadeia de suprimentos, integrando diferentes setores: transporte, produção, vendas, marketing, clientes, fornecedores e finanças.

Dessa forma, entende-se por que ela é tão importante para o crescimento de uma empresa e para o alcance de melhores resultados. Confira a seguir as vantagens de se investir em uma logística inteligente e eficiente!

A importância do transporte e da cadeia de suprimentos

O transporte é um elemento fundamental para a logística, já que é o responsável pela distribuição dos produtos dentro de uma área, que pode ser muito abrangente. A cadeia de suprimentos depende da eficiência do setor de transporte. Caso contrário, ficará estagnada e nunca alcançará seu objetivo maior: o consumidor final.

Para desenvolver processos logísticos inteligentes é preciso investir em frotas de veículos em bom estado, em manutenção regular e na capacitação dos motoristas. Os problemas com transporte envolvem os riscos de assaltos e acidentes, o desperdício e as rodovias intransitáveis. Tudo isso cria obstáculos para que o setor logístico atue com eficiência, tornando-se necessário criar formas de superar esses entraves e manter-se competitivo no mercado.

A redução de custos através da logística inteligente

Investir em processos logísticos eficientes resulta em menores custos para as empresas e indústrias. Conforme declarou o gerente de logística Marcos Arante, investimentos bem-feitos resultaram em ganho de 11% de produtividade e redução de 6% nos custos do transporte das bobinas produzidas pela ArcelorMittal Vega (indústria de aços planos localizada em Santa Catarina).

A automação e a melhora nos processos logísticos

Uma boa redução de custos nos processos logísticos é possível através da automação. Trata-se de otimizar o tempo, satisfazendo o cliente exigente que deseja receber seu produto no menor prazo possível.

Com as ferramentas adequadas, reduzem-se os ciclos operacionais, sem comprometer a qualidade final do produto. Há uma relevante queda nos desperdícios (que tanto contribuem para o aumento dos custos empresariais na forma de grandes prejuízos), bem como melhor controle de estoque e pedidos, melhor atendimento ao cliente e gerenciamento eficaz do setor de transportes.

Isso acontece, porque processos automatizados tendem a seguir um parâmetro definido, evitando erros. Eles efetuam trabalhos com maior velocidade e através de recursos modernos, que permitem obter resultados com maior qualidade.

Os tipos de tecnologia usadas para otimizar processos logísticos

Automatizar processos significa investir em softwares específicos de gestão, em sistemas completos que agilizem o fluxo de informações entre os elos da cadeia de suprimentos, melhorando a eficiência e a produtividade do trabalho.

Os sistemas de CRM (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) otimizam as relações com o consumidor, como é o caso do Oracle Siebel CRM, que ajudou a rede Localiza (venda e aluguel de veículos) a conseguir uma redução de 80% no tempo de atendimento ao cliente, reduzindo também muitos custos operacionais. (Vamos colocar um case nosso) Outros recursos tecnológicos envolvem sistemas de rastreamento, roteirizadores, computadores de bordo, aplicativos móveis de geolocalização.  

As etiquetas inteligentes são ferramentas que permitem a localização imediata de um item dentro do estoque. Isso é possível devido a um leitor de código de barras. O método de identificação pode ser luminoso ou através de ondas (radiofrequência), que podem efetuar leituras a longas distâncias.

Existem ainda as ferramentas de Troca Eletrônica de Dados (EDI) para envio e recebimento seguro de documentos.

As opções são muitas e a tendência é que a tecnologia continue a se desenvolver mais, favorecendo o desenvolvimento de uma logística inteligente, econômica e ágil em seus processos

E você, como dirige os processos logísticos? Já utiliza recursos tecnológicos eficientes? Deixe o seu comentário, falando sobre as dificuldades que enfrenta e dividindo sua opinião com outros gestores!

Bruna Costa
About me

Deixe um comentário:

Seu email não será publicado.